Fãs

terça-feira, 14 de maio de 2013

Arteterapia e família

Esta postagem de hoje irá retratar sobre como trabalhar temas sobre família em oficinas grupais de arteterapia, serão expostas algumas ideias e sugestões de atividades.

Para entender o contexto desta abordagem, é importante saber o que é a ARTETERAPIA. Esta é um processo terapêutico que utiliza a arte, em toda a sua abrangência, como instrumento de conexão entre o mundo interno e externo do indivíduo, que proporciona um caminho através do qual cada indivíduo pode encontrar possibilidades de expressão para, através de técnicas e materiais artísticos, processar, elaborar e redimensionar suas dificuldades na vida (BAALAKA, 2013).

Arteterapia pôde ser uma facilitadora do processo psicoterapêutico das famílias, pois minimiza resistências e amplia o entendimento do grupo, com maiores ganhos proporcionados pela intervenção (SEI, 2009)
 É interssante trabalhar a temática da famílian com o público das crianças e adolescentes, que geralmente têm dificuldades de nomear suas angústias, seus medos, suas raivas, seus desejos, e a linguagem não-verbal da arte acessa o mundo intrapsíquico A materialização destes sentimentos através da produção artística faz com que haja um distanciamento dos mesmos, podendo ser trabalhados e transformados de uma maneira mais prazeirosa e eficaz (BAALAKA, 2013).


Uma ideia para atividade:

Levar vários rostos, com expressões faciais diversas (rosto triste, feliz, confuso, sem rosto) e pedir para cada participante escolher qual rosto representa cada membro da sua família. A partir disso, ele irá colar o rosto num papel (ou vários papéis) - a seu critério; e irá colorir (ou não), e colocar as demais informações naquele desenho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário