Fãs

domingo, 25 de novembro de 2012

Caminhada pela paz - Recife

 
Será realizada em Recife, no dia 25 de Novembro, no 2o. Jardim da Avenida Boa Viagem, com concentração marcada para as 16h, a XIII GRANDE CAMINHADA PELA PAZ, este ano com a temática “Memória, Verdade e Desarmamento”. Um importante tema da atualidade pela necessidade do resgate da memória das ações violentas do período ditatorial, no qual o desrespeito aos direitos humanos foi a tônica de muitas ações impetradas contra civis, militantes políticos, religiosos e pacifistas do nosso país. A Caminhada percorrerá 2,5 quilômetros, saindo do 2º jardim da Avenida Boa Viagem, às 16hs, até o pólo Pina, onde será finalizada com o Show pela Paz em comemoração ao Dia Municipal da Paz de Recife – Lei 16.601/2000. O evento é parte integrante do Projeto Paz pela Paz e Não-Violência, instituído de forma pioneira em Recife, primeira cidade do estado de Pernambuco a abrigar o MOVPAZ, que atua no município há 12 anos. Presente atualmente em Santa Cruz do Capibaribe, Surubim e Sanharó em PE e em diversos outros municípios brasileiros, dentre eles, João Pessoa e Campina Grande-PB, Aracruz-ES, Ponte Nova-MG, Natal-RN, Fortaleza-CE, Maceió-AL, Piracicaba-SP, etc. O MOVPAZ surgiu a dezenove anos na cidade de Feira de Santana, na Bahia, onde a Caminhada chegou ao impressionante número de 150.000 mil participantes.
Dentre a multidão que caminhará por uma das mais extensas avenidas da cidade, estarão importantes artistas regionais e nacionais, conduzindo a multidão, com um trio elétrico personalizado, executando canções da MPB, que tematizam a vida, o homem e a Paz. Este ano o FÓRUM DIÁLOGOS DA DIVERSIDADE RELIGIOSA apóia a Caminhada, tornando-a mais plural e um dos poucos eventos que reúnem católicos, evengélicos, matrizes africanas (candomblé e umbanda), budistas, espíritas, hare krishna, judeus, não-religiosos, autoridades políticas e representantes de entidades de classe sob um mesmo objetivo comum, A PAZ.
A organização do evento está a cargo da ONG MOVPAZ - Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência que já está presente em 11 Estados e 27 cidades brasileiras. A Caminhada Pela Paz tem o apoio do Conselho Municipal de Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, da Rede Globo Nordeste, Prefeitura do Recife, Governo do Estado de Pernambuco, Ministério Público de Pernambuco e de toda mídia de Recife e de diversos movimentos sociais.
“Este grande evento de aproximação humana, percorrerá apenas 2.5 km, mas na verdade, acreditamos que a distância real é de 40 centímetros, que é a distância que vai da cabeça ao coração. O nosso evento é plural, multirreligioso, suprapartidário e completamente includente, porque a cultura de paz nada segrega e a tudo irmana”, comenta o idealizador do evento, Clóvis Nunes.

PAZ PELA PAZ!


Nenhum comentário:

Postar um comentário