Fãs

terça-feira, 4 de junho de 2013

Brincadeiras para chá de bebê/fraldas

O chá de bebê ou de fraldas é um momento de interação da futura mamãe com suas amigas e familiares. Não podem faltar brincadeiras para animar a festa. Por isto, nesta matérias estou trazendo algumas ideias.

É interessante que os convidados estejam bem à vontade. A organização das cadeiras depende de cada organizador. Pode-se ter mesinhas para os amigos (as), ou mesmo fazer um círculo, para todos ficarem mais próximos.



As brincadeiras podem fazer parte de uma grande gincana que será o chá de bebê. Colocam-se cartazes em branco na parede (de acordo com o número de grupos que houver). O grupo que conseguir desenhar um bebê mais completo ganhava, mas para ter o direito de desenhar, o grupo tem que ganhar uma brincadeira. Então, desenhar o bebê é uma forma de marcar os pontos do grupo. Só pode ser desenhada uma parte de cada vez (como no jogo de forca).

Para o início, é legal fazer uma brincadeira quebra-gelo. Este exemplo, além de quebrar o gelo, já ajuda na divisão dos grupos.
É o seguinte: sobrenomes das amigas. 
É só distribuir papéis aos convidados, estes papéis contêm com nomes de coisas de bebê e distribui-se aleatoriamente aos convidados. Esse papel será o sobrenome da pessoa e ela deve usar junto com seu próprio nome. Cada um deve procurar os seus "familiares" com os mesmos sobrenomes e ficar no mesmo ambiente, mas para isso deve sair perguntando aos convidados. É uma forma de fazer todos se comunicarem. Os nomes ficarão mais ou menos assim: Anne Mamadeira, Amanda Hipoglós, Leide Penico... as pessoas acabam se divertindo muito e tendem a puxar conversa com as outras depois da brincadeira. 

ENCHENDO A MAMADEIRA
Esta é uma brincadeira para ver quem enche a mamadeira mais rápido. Coloca-se uma jarra cheia de água numa ponta, e uma mamadeira na outra. Cada pessoa do grupo vai ter que encher mamadeira com a água, mas usando uma esponja (dessas de lavar prato). Quem encher primeiro, ganha.


Nesta brincadeira, fica exposto um painel com algumas palavras e gestos abaixo delas. Cada vez que a palavra for pronunciada pelo animador da festa, todos os convidados devem fazer os gestos que estiverem expostos no painel.



Um dica bacana e interativa é  o de colocar as convidadas para trabalhar. Elas irão costurar enfeites na roupinha do bebê, e, no final, a mãe fica com as lembranças deixadas por cada amiga, e ainda ganha roupas lindas e personalizadas.




Uma disputa de quem tem a melhor goela! As convidadas receberão uma mamadeira cheia de suco, e ao ser demarcado o tempo de início (pode ser com um apito), todas começam a beber o suco. Vence quem terminar primeiro.


Um quebra panela é uma brincadeira super animada, pra alegrar a tarde! É só colocar um prego na ponta do cabo de vassoura e tentar furar o balão repleto de guloseimas dentro. Não pode esquecer de tapar os olhos do candidato e dar um giros nele antes de tentar estourar o balão.


Essa brincadeira foi sugerida por minha tia Jucileide. É o seguinte: coloca-se cartazes em branco na parede (de acordo com o número de grupos que houver). O grupo que conseguir desenhar um bebê mais completo ganha. Mas para ter o direito de desenhar o grupo tem que ganhar uma brincadeira. Então, desenhar o bebê é uma forma de marcar os pontos do grupo. Só pode ser desenhada uma parte de cada vez (como no jogo de forca).


Pode-se testar as habilidades gustativas da gestante, colocando vários sabores para ela adivinhar, de olhos fechados. Também pode ser através do toque ou do cheiro. Se ela acertar, a pessoa que ofereceu paga uma prenda. Se a gestante errar, quem paga a prenda é ela.



A CHUPETA ESCONDIDA
Esconder uma chupeta em algum lugar e falar para convidados procurarem. Quem achar ganha um brinde.

ACERTANDO A CHUPETA
Esta brincadeira consiste em tentar acertar a chupeta na boca do bebê. Veda-se os olhos da participante, entrega-se uma chupeta para ela tentar acertar no local correto. As parceiras do grupo podem ajudar com comandos, como esquerda/direita/embaixo, etc. O bebê pode ser desenhado na cartolina e colado num isopor.

- TAMANHO DA BARRIGA
Os convidados tentam adivinhar o tamanho da barriga da futura mamãe. Distribui um novelo de lã e cada um pega o tamanho que acha que corresponde à circunferência abdominal. Quem mais se aproximar, leva um brinde. Ou se forem representantes do grupo, o grupo ganha um ponto (tipo gincana).

LETRA DO BEBÊ
Há uma brincadeira de escrever palavras usando apenas a letra inicial do nome do bebê. 
Por exemplo, com o nome Anne Karolynne: anel, arena, aliança, ameixa... Só valem palavras do dicionário e não valem nomes próprios. É muito divertida essa parte, aparece cada palavra... Pode-se cronometrar o tempo em que os grupos vão escrever (ex: 5 min); e cada um tem uma cartolina para escrever, e uma pessoa responsável por escrever (as outras ajudam dizendo os nomes para colocar). O grupo que conseguir escrever mais palavras ganha. 

TESTANDO OS CONHECIMENTOS DA FUTURA MAMÃE
Uma brincadeira diferente que acaba resultando em boas risadas é criar um questionário com perguntas basiquinhas sobre cuidados com bebês e fazer a futura mamãe respondê-las sem errar. Ou então, fazer a gestante cumprir algumas tarefas, como trocar a fralda de uma boneca, mostrar como se faz para o bebê arrotar, simular um banho e aí por diante. Se a futura mamãe errar a resposta ou se der mal no teste de simulação, ela paga uma prenda ou poderá ser pintada pela amiga que fez a pergunta. Essa brincadeira, diferente das acima, não poderá ser organizada pela futura mamãe, pois aí ela saberá as respostas e perderá toda a graça o jogo. O ideal é pedir para uma amiga próxima ou alguém da família organizar tudo com antecedência e executar a brincadeira na hora. Quem ficar responsável por isso deverá levar as perguntas e e a lista de tarefas prontas, para não se perder muito tempo na hora. Aí quem quiser participar só tira um papelzinho, faz a pergunta ou indica a tarefa a ser cumprida.

5 Dicas de tarefas a serem cumpridas:

  • Trocar a fralda do bebê
  • Trocar a roupinha do bebê
  • Colocar o bebê para mamar no peito
  • Fazer o bebê arrotar
  • Dar banho no bebê 

Pode-se ter um projetor multimídia na festa para exibir fotos e vídeos da trajetória da gestante. As amigas podem aproveitar para levar vídeos em homenagem à mamãe, para exibir na festa.



Obs: se quiser, pode dar brindes em algumas brincadeiras; se optar por isto, os brindes podem ser pirulito, bala de goma, bombons, confetes, etc. 

3 comentários:

  1. Estou pesquisando brincadeiras para o chá de bebê de uma prima e no seu blog foi onde consegui encontrar as brincadeiras mais criativas e diferentes. Parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda.


      Obrigada pelo comentário.

      Que bom que esta postagem pode contribuir para você. Além desta, tem outra postagem também sobre o mesmo tema.

      O chá de bebê é um momento de animação, alegria e descontração, por isso deve ser pensado com muito carinho e atenção.

      Se eu puder ajudá-la em mais alguma coisa, pode contar comigo.

      Boa sorte.

      Excluir
  2. Amei as dinâmicas. Obrigada. Continue com esse potencial.

    ResponderExcluir