Fãs

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Conhecendo as ferramentas

Conhecendo as ferramentas




Subindo degraus da escada
O dia iniciamos
Reflexões nós fizemos
E o vídeo comentamos
Depois, o caso Uéslei
Em conjunto nós pensamos.

Na Unidade de Saúde
Uéslei foi cadastrado
Tomou remédio e vacina
Ficando imunizado
O CRAS, o CREAS e o NASF
Cada um foi contatado.

A ferida foi cuidada,
A escuta fortalecida,
E até casa ele ganhou
No “Minha casa, minha vida”
Fez curso no PRONATEC
E sua filha foi remetida.

Uéslei foi bem cuidado
Em Santa Cruz, a cidade
Tem equipe mais difícil
Não ajuda com a mesma vontade
Mas quando existe união
Há mais potencialidade.

Usando as ferramentas
O trabalho se aquece:
Genograma, ecomapa
E da RAPS ninguém esquece
Mobilização social
E também o PTS.

Além dessas ferramentas
Outras podem existir
Pensamos na principal
E começamos a discutir:
O que eu tenho, o que eu preciso
E o que posso construir?


A principal ferramenta
É a escuta, informação
Conhecimento, sabedoria
Amor, comunicação
Vínculo e também cuidados
E muita disposição.

O que eu tenho? Muito amor
Vínculo, capacidade
Conhecimento, compromisso
Paciência, solidariedade
Lápis, papel, estratégia
E muita força de vontade.

O que eu preciso ter?
Incentivo, conhecimento
Parceria, coragem, respeito
Estímulo, reconhecimento
Paciência, sabedoria
Motivação a todo momento.

E o que eu posso construir?
Amizades, vínculo, ligação
Pontes e laços de carinho
Com amor e união
Construindo reconhecimento
Haverá satisfação.

São muitas as ferramentas
Que existem na bagagem
Pra melhorar a assistência
Fortalecendo a abordagem
Do agente de saúde
E do técnico de enfermagem.




Cordel escrito em 03/02/14  
SCC – Turma da comunicação
Tutores: Anne Karolynne e Ulisses Nascimento




Projeto Caminhos do Cuidado


Este e outros poemas em: cordelando389.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário