As drogas sempre fizeram parte da história da humanidade há séculos, porém, nas últimas décadas as mesmas vêm ganhando notoriedade na mídia nacional e mundial devido aos seus efeitos danosos que vem causando à pessoa que utiliza, à sua família e à sociedade.
A pessoa que usa drogas, tanto que faz em uso recreativo, moderado ou pesado, vem sofrendo com o estigma da sociedade, pois estão sempre vistos de forma negativa, e esta imagem distorcida somada à repressão policial e política, contribuem com a exclusão social desta população.
Neste sentido, é importante que haja uma quebra de pré-conceitos da população quanto a estas pessoas (e não monstros, noiados ou zumbis, como costumam ser chamados pejorativamente) precisam ser vistas como cidadãos que devem ser respeitados em sua integralidade e que têm direito a tratamento e assistência, se assim desejarem.
Hoje vim trazer algumas curiosidades sobres as drogas, alguns efeitos e o material de que são feitas.
POR QUE AS PESSOAS USAM DROGAS?
No passado, as drogas eram muito utilizadas como elementos de integração, para fins religiosos, místicos, intelectuais ou medicamentosos. Hoje, são um elemento desintegrador, pois usam para alguns tipo de prazer pessoal ou de alívio de sofrimento, podendo acarretar problemas de saúde, dificuldades nas relações interpessoais e no cotidiano.
Alguns fatores estão relacionados ao uso de drogas (lícitas ou ilícitas): questões socioculturais, predisposição genética, personalidade de cada pessoa, funcionamento familiar e/ou valores sociais
Fonte: Capacitação para comunidades terapêuticas. Curso para líderes, voluntários, profissionais e gestores de CT.
DROGAS MAIS CONHECIDAS
Cocaína: 30 a 50% da planta Erythroxylon coca + ácido sulfúrico, querosene ou gasolina + ácido clorídrico + diluição com açúcares, anfetaminas ou anestésicos. A cocaína é um alcalóide (substância química que contêm nitrogênio, carbono, oxigênio e hidrogênio). Pode ser misturada com giz, gesso ou sal.
pasta de coca: Folha de coca + Cimento + Soda Cáustica + Amônia + Gasolina + Cal + Ácido Sulfúrico + acetona, amônia
crack: sobras de pasta básica de coca + bicarbonato de sódio + água +substâncias tóxicas (cal, cimento, querosene, ácido sulfúrico, acetona, amônia e soda cáustica)
Álcool: etanol (fermentação do açúcar existente em produtos de origem vegetal, frutos, caules e raízes ou produzido por destilação)
Cigarro: mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes
LSD (dietilamida do ácido lisérgico): sintetizada a partir de um fungo do centeio
NOVAS DROGAS
metadona: praticamente idêntica à morfina nas suas propriedades
PMA (parametoxianfetamina): droga sintética do grupo das anfetaminas
oxi (variante da cocaína): cocaína + querosene + gasolina + cal virgem
metanfetamina: Derivada da anfetamina
Krokodil (desomorfina): mistura de codeína, gasolina, óleo de fritura, diluentes de tintas, ácido clorídrico, iodo e fósforo
CONSIDERAÇÕES
É importante conhecer cada droga, sabendo as substâncias que serão encontradas em cada uma delas, bem como seus efeitos; a conscientização faz parte da proposta de redução de danos para as pessoas que já utilizam as drogas.
Porém, para quem nunca utilizou, uma dica: cuide de sua saúde mental, interaja com seus amigos, aproxime-se de sua família e evite consumir estas substâncias que, apesar de trazerem prazer e boas sensações momentâneas, também trazem prejuízos imensos para a saúde individual e para todo o contexto em que se vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário