18 de maio, a luta Antimanicomial Em protesto aos hospícios Um grito universal Em prol da dignidade Do direito, humanidade E da saúde mental. A pessoa em sofrimento Já foi muito excluída Torturada, isolada Por tempos foi esquecida Mas hoje tem assistência É ouvida em sua essência Pra que seja acolhida. Chamar de louco, maluco? Hoje não é desse jeito Quem tem transtorno mental Precisa de mais respeito. O sofrimento que for Só precisa de amor E também de ser aceito. Segregar não é o caminho Mas acolher e escutar Promovem a inclusão Pra ressocializar. Quem sofre, quer mais carinho Este sim é o caminho: Incluir, ouvir, cuidar.
Projeto arteterapia no CAPS. Profissionais e usuários do CAPS I Queimadas/PB
Anne Karolynne S. Negreiros
Enfermeira especialista em saúde mental
Neurocientista
Cordelista
Mãe
CAPS II Santa Cruz do Capibaribe/PE - usuários e profissionais após apresentação pública de forró
CAPS I Queimadas/PB
POR QUE 18 DE MAIO?
Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.
Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Um tema bem delicado: Abuso sexual À criança e adolescente, Violência sem igual; Situação de tormento. Que, pra quem vive, é lamento Um pesadelo real. O sofrimento é calado Pois geralmente o agressor É família da criança: Pai, irmão, tio, avô. Mas quando a boca se cala Com certeza o corpo fala Demonstrando a sua dor. Situações de abuso Ocorrem no dia-a-dia E se a gente se depara Se constata ou desconfia Apoio devemos dar Para o disk 100 ligar E exercer cidadania. O conselho tutelar É o órgão competente Que se receber denúncia Atua anonimamente Faz todo o encaminhamento À criança fica atento Faz trabalho eficiente. Não se omitir neste casos É responsabilidade Da família, do Estado De toda a sociedade E agir como cidadão Fazendo a transformação Da triste realidade.
Anne Karolynne S. Negreiros
Enfermeira especialista em saúde mental
Cordelista
Mãe
Cordel escrito durante o II Simpósio do Agreste Combate ao Abuso e Violência sexual contra crianças e adolescentes, na cidade Santa Cruz do Capibaribe.
REDE DE PROTEÇÃO
Em um segundo momento do Simpósio, os palestrantes Romero Silva e Michele Cristina explanaram sobre a Rede de Proteção em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, onde participaram membros do conselho tutelar de várias cidades do agreste pernambucano, profissionais de CRAS, CREAS, secretária de Cidadania e Inclusão Social, secretária de Educação, vereadora e profissionais que atuam na saúde do município e pelo Ministério da Saúde.
Na ocasião, mais uma vez foram escritos alguns versos:
É preciso implicância Para do outro cuidar Ter uma escuta sensível Proteger e humanizar Para um trabalho bem feito Garantia do direito Deve-se priorizar. Para trabalhar em rede É preciso coesão Equipe compromissada Com boa articulação Juntos num objetivo E cada membro ativo Na Rede de Proteção. Anne Karolynne
POR QUE 18 DE MAIO?
Esta data foi escolhida é em lembrança a Araceli Cabrera Sanches (8 anos), que sequestrada em 18 de maio de 1973, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
Muitos de vocês vêm me perguntando como ter acesso ao certificado de conclusão do curso Caminhos do Cuidado: formação em saúde mental com ênfase no crack, álcool e outras drogas.
Os certificados estão disponíveis no site: http://www.caminhosdocuidado.org/, na sessão "Aluno" e em seguida: "certificado do curso". Você acessa colocando seu cpf e depois imprime.
O certificado só será gerado se o computador tiver o programa que abre o formato PDF e se o aluno já tiver concluído o curso
Lembrando que para receber o certificado precisa ter sido aprovado, e para isto o aluno deve ter apresentado mais que 75% de presença nas aulas, ou seja, só pode ter faltado no máximo dois turnos.
Caso não consiga obter seu certificado, você deve tentar novamente em alguns dias ou entrar em contato enviando um e-mail para certificadoscaminhosdocuidado@gmail.com.
Último dia de curso e muitos fechamentos. Todos os alunos realizaram as dispersões que foram propostas e foram bem criativos nas apresentações.
Os alunos visitaram família de pessoas que usam drogas na comunidade, e fizeram entrevista com vários membros; um grupo visitou o Desafio Jovem, comunidade terapêutica que existe na região (dois alunos, inclusive, realizam trabalho voluntário); outro grupo reuniu algumas pessoas da comunidade para abordar o tema e pediu para que fizessem perguntas, e responderam conforme embasamento que o curso proporcionou - trouxeram perguntas e respostas e a discussão foi muito proveitosa; um grupo fez entrevista e filmagem para apresentar; um grupo fez uma palestra em um grupo de idosos e familiares, que contaram alguns casos que haviam em sua família e sentiram muito bem em desabafar, os alunos se sentiram satisfeitos e perceberam que realizaram escuta e acolhimento. O último grupo aproveitou uma ação com a população de vacinação para reunir as pessoas e falar sobre RD; a comunidade só conhecia o internamento como alternativa de tratamento, então os alunos começaram a falar de RD, família, direito de cidadania e apoio da USF, o momento foi muito rico.
Os resultados finais apresentados através da avaliação qualitativa foram de que o trabalho construído realmente deu certo. A seguir, alguns relatos finais dos alunos:
- O curso me possibilitou melhores abordagens, pois antes eu não escutava os usuários de drogas, achando que não era minha responsabilidade.
- Descobri que nosso trabalho não depende só das gestões para ser bom, pois podemos fazer a maior parte, que é a escuta, orientação, prevenção e cuidados.
- Agora somos agentes de mudanças e sem discriminação.
- Nunca pensei que ia saber trabalhar com drogados e demais vícios.
- Aprendi a enfrentar com mais tranquilidade situações do dia-a-dia.
- Não podemos ter medo de quem usa drogas, e sim fortificar as relações de vínculo, sempre ouvindo ele.
Agradecimentos de uma aluna em poesia
Turma do desafio (939)
Nós do PSF 9
Queremos agradecer
Por tudo o que aprendemos
Nunca vamos esquecer.
Tentar colocar em prática
Será uma de nossas obras
E conseguir resultados
Será uma grande vitória
Sabemos que a droga
Nunca terá fim
Mas com um pouquinho de persistência
Nós vamos conseguir sim.
No nosso trabalho de hoje
Sempre vamos nos deparar
Com alguém em sofrimento
Basta cada um querer colocar
Em prática o que aprendemos.
Maria Rosimayre/Brejo da Madre de Deus, 09 de maio de 2014
NOTA DA TUTORA: Através dos versos, percebe-se que a aluna trata com respeito e atenção a pessoa que usa drogas e, inclusive, não traz mais o estigma de droga ou louco e sim "pessoa em sofrimento". Por fim, observa-se a motivação que a aluna demonstra em realizar este trabalho e pôr em prática os conhecimento do curso.
Dia das mães é todo dia...ok. Esta é a típica mensagem clichê que escutamos de inúmeras mães e filhos sempre que chega esta data. Mas não podemos negar que A DATA nos faz refletir sobre a maternidade, sobre nossa trajetória de mãe e o relacionamento com os filhos.
Este ano eu estou em êxtase, pois é a primeira vez que me sinto uma MÃE!! E que sentimento tão bom e lindo é este! Estou ainda com meu neném no ventre, mas já sinto todo o carinho e amor como se ele já estivesse em meus braços.
A vida já começa a mudar, a partir do corpo e alterações fisio-psicológicas que a gestação traz; o filho passa a ser a nova prioridade da vida e os planejamentos estão todos em volta do novo ser que está por vir.
Eu já era emotiva antes de engravidar, mas agora com a gestação eu estou uma verdadeira manteiga derretida! E quando o assunto é maternidade, então, tudo fica mais sensível. Quando assisti a este comercial da Nextel, quase me acabo de chorar, por isso vou compartilhá-lo, para ficar guardado com carinho.
"Quando a gente muda, tudo muda com a gente".
Clique aqui para assistir ou copie e cole a URL: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=OhVhN2UnRYU
Beijos a todas as mamães de plantão! #FelizdiadasMaes
Através das mulheres que mais admiro na vida, estendo a homenagem a todas as mães do mundo! Àquelas que deram a vida e amam os seus filhos incondicionalmente, às que doaram seu coração e acolheram os filhos que Deus deu de presente na Terra, às que cumpriram a missão de ser mãe e foram compartilhar da sua maternidade no plano espiritual, às que ainda irão desfrutar deste prazer de trazer um filho ao mundo...
Como trilha sonora para a data, deixo uma música que retrata tudo o que penso e sinto sobre o que é ser uma mãe: http://www.youtube.com/watch?v=ceL63w-2ZrA "Mãe é símbolo do amor, é uma bênção do Senhor..."
DIAS DAS MÃES...segundo domingo de Maio
Em outros anos eu disse: MÃE, uma palavra pequenina, e que carrega tanto AMOR em si.
Hoje, não discordo do que disse outrora, mas acrescento: MÃE, uma palavra pequenina, e que carrega tanta COMPLEXIDADE em si.
Pois é, ser mãe não é nada fácil... todas as alterações que ocorrem na gravidez e a dor do parto são fichinha para o que vem pela frente: cuidar na saúde e na doença, acompanhar na escola, dar broncas necessárias, educar e tantas outras coisas mais que só quem é mãe sabe como é. Mas o mais complexo de ser mãe não é fazer “apenas” isso tudo, mas ainda conciliar o ser mãe, com ser dona de casa, trabalhar fora de casa, ser esposa, ter amigos, ver os filhos crescendo e saindo de casa e ainda assim amá-los como no primeiro dia em que os teve nos braços.
E eu tenho a alegria de dizer que tenho uma mãe que fez tudo isso por mim. Que não apenas me deu vida, mas me formou para a vida. E muito do que sou hoje devo a ela, aos seus ensinamentos e exemplos, e carrego em mim uma sementinha que me dará o prazer de ser MÃE e desfrutar de todos esses momentos únicos na vida de uma mulher.
Mãe, você merece as felicitações por esta data tão linda e sensível, assim como a senhora!! Jucilene Negreiros, minha mãe e eterna professora da vida!