Fãs

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Reflexão sobre a paternidade em cordel


Reflexão sobre a paternidade em cordel
Autora: Anne Karolynne Santos de Negreiros



Vou trazer na poesia
A minha reflexão
Sobre a paternidade
E dizer minha opinião
Pra mim, o pai representa
Quem a família sustenta
Com exemplo e educação.

Quem dá orientação
E quem mostra o caminho
Quem pega na mão do filho
Se ele estiver sozinho
Quem mostra, com seu amor
Que até na mais bela flor
Também existe espinho.

Pai é o que dá carinho
Figura de autoridade
É assumir a missão
Da sua paternidade
Com os laços fraternais
Mais até que os corporais
Mais que a consanguinidade.
.
Pois pra ser pai de verdade
Não é preciso gerar
É assumir o compromisso
De o seu filho criar
Ter o cuidado na essência
Pra o filho ser referência
Com seu jeito de cuidar.

É preciso respeitar
O nosso pai, afinal
A afeição é recíproca
E o nosso amor filial
Deve ter honra na essência
Durante a convivência
Com a figura paternal.

Nem sempre é natural
O pai saber sua função
Cuidar do filho com amor
Também com dedicação
Mas mesmo o pai ausente
Também merece o presente
De ter do filho o perdão.
Quando está ancião
E está mais fragilizado
Há inversão de papéis
Pois precisa ser cuidado
Ao filho cabe o dever
De cuidar, de proteger
Fazê-lo sentir amado.

Dizer muito obrigado
Meu pai, por eu existir
Por eu ser hoje quem sou
Me ajudando a construir
O caminho de minha vida
Na subida e na descida
Que ainda estou a seguir.

Agora, pra concluir
Eu não posso esquecer
De Deus, nosso Pai maior
E a ele agradecer
Por estar sempre presente
Em toda a vida da gente
Na alegria e no sofrer.

Pode até alguém dizer
Que nessa vida não tem
Mais o seu pai ao seu lado
Só a lembrança convém
Mas Deus está com você
Até quem nele não crê
Ele está com esse alguém.

Não abandona ninguém
Deus é pai, não importa a hora
Ele está ali presente
Com todo aquele que ora
E quem nele não acredita
Ele também faz visita
Não deixa ninguém de fora.

Vou encerrando agora
A minha reflexão
A todo pai eu estendo
Meu poema e gratidão
A todos desejo paz
Um feliz dia dos pais
E agradeço a atenção



Nenhum comentário:

Postar um comentário