Fãs

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Atividade escolar: cordel e pandemia



A partir da reportagem "Cordelistas se unem contra a pandemia" do jornal A União, CLIQUE AQUI para ler a matéria, a professora Jucilene Negreiros preparou uma atividade voltada para a reportagem para seus alunos. Com permissão da professora, compartilho a atividade para outros professores que queiram replicar a atividade com seus alunos. CLIQUE AQUI para acessar a atividade

CONFIRA TRECHOS DA ATIVIDADE:


Com base na matéria intitulada “Cordelistas se unem contra a pandemia”, veiculada no jornal A União (João Pessoa, Paraíba - TERÇA-FEIRA, 14 de abril de 2020), responda as questões 1 a 4, escolhendo apenas uma afirmativa correta para cada uma delas.

1)  No texto é explicitado como e quando surgiu a ideia de produzir o cordel curtindo a Semana Santa em tempo de quarentena. Essa explicação parte do (a) escritor (a):

a)      Massilon Silva

b)      Anne Karolynne
c)      José de Sousa Dantas
d)      Rubênio Marcelo


2)   Indique qual das opções abaixo traz uma passagem em que um(a) dos autores da obra NÃO usa a linguagem figurada (sentido conotativo).

a)      “Nesse período em que as pessoas estão temerosas e em isolamento social, a poesia é o instrumento para aliviar e acalmar o espírito.”

b)      “Foi difícil por causa do tempo, apenas dois dias, mas também houve certa facilidade porque o pessoal gosta de escrever.”

c)      “[...] Desenvolveu uma décima focada no tema, mas caracterizando-se pelo desígnio da graça e leveza, ‘molhando a palavra’ ou também incitando a reflexão”

d)      “A poesia traz luz e traz paz. Há muitas iniciativas desse tipo e eu sou uma dessas pessoas que estão sempre ativas nas redes sociais”.

3) O discurso dos autores da coletânea está marcado, no texto, pelo uso das aspas, o que caracteriza o discurso direto.  Indique a opção que não TRAZ a correta correspondência entre fala e autor.

a)      “O gosto veio da minha mãe, que escrevia poesia de cordel não profissionalmente e costumava ler para mim.” (Anne Karolynne)

b)      “O cordel, que é um patrimônio cultural imaterial brasileiro, é uma arte rica e que pode ajudar nesse momento.” (Marconi Araújo)

c)      “Leva um pouco de humor e de leveza para as pessoas, num período tão difícil.” (Cristine Nobre
Leite)
d)       “Depois que encerrou o prazo, percebemos que foram 19 poetas que participaram do cordel, que, por coincidência, também é o número da Covid-19.” (José de Sousa Dantas)
  

4) Marque a alternativa VERDADEIRA em relação ao texto da reportagem.
a) Todos os cordelistas participantes da criação do cordel são paraibanos.
b) Para baixar o folheto de cordel Curtindo a Semana Santa em Tempo de Quarentena – Cordel pra Descontrair na Prevenção do Covid-19 é necessário pagar uma taxa.

c) Para o desenvolvimento da obra não foi necessário seguir as regras básicas do cordel – rima, métrica e oração.

d) Mesmo com palavras diferentes, todos os cordelistas afirmaram que o objetivo do presente trabalho é trazer conforto e paz às pessoas neste momento difícil de isolamento e insegurança.

5) Leia a charge a seguir e analise as proposições:

(...)

CLIQUE AQUI para acessar a atividade na íntegra, em PDF



Nenhum comentário:

Postar um comentário