Fãs

domingo, 16 de janeiro de 2022

Aniversário de 1 ano - planejamento e execução da festa

 Celebrar o primeiro ano de uma criança é momento que pede festa, celebração e gratidão.

Por isso, trouxe algumas ideias de como planejar essa festança, para as mamães pesquisadoras de plantão.




Junto com o nascimento de um filho nasce um pai e uma mãe. A festa de aniversário deste primeiro ano é, também, a comemoração de 1 ano de noites difíceis, desafios, medos, lágrimas, insegurança, mas também de muita alegria, conquistas, risadas gostosas, vitórias, beijos, abraços carinhosos, fofurices e muito amor.



Seja uma super festa para chamar todos da família, amigos queridos ou uma festa em casa, mais intimista, esta é uma ocasião que merece, sim, ser comemorada.


TEMA DA FESTA

Escolha o tema que tenha mais a ver com seu bebê, sua história, o que ela(a) gosta, pata ficar com um sentido e memória do que gostava nesta época


DATA E HORÁRIO:

Para escolher a data, considere feriados e datas comemorativas antes de definir a data da festa e pense em horários que sejam convenientes para todos, inclusive para o bebê.

Tenha muito cuidado com o horário da festa, já que as crianças nessa idade costumam dormir muito cedo. O ideal é marcar no período da tarde, no máximo esticando até às 19:00 ou 20:00.


CONVIDADOS


Monte a sua lista de convidados de acordo com a sua escolha do estilo de festa.Faça uma lista para não esquecer de ninguém. Depois da lista pronta, organize-a por grau de importância: Familiares e amigos mais próximos, as pessoas que foram importantes para vocês não só no primeiro ano do seu bebê, mas também aquelas que estiveram ao seu lado e ajudaram no período da gravidez. Elas merecem ser lembradas nessa comemoração.


LOCAL


Essa escolha vai depender no tipo de festa que você escolheu. Uma festa mais intimista, somente com os familiares mais próximos, é bem provável que você prefira fazê-la em casa, caso opte por uma festa com mais pessoas da família e alguns amigos o salão de festa do seu prédio é perfeito para isso. Mas se a sua opção foi por uma festa maior e com mais convidados, sem dúvida a melhor escolha é realiza-la em um Buffet. 

CONVITE


Os convites devem ser enviados com 30 dias de antecedência ao evento contendo as informações básicas da festa, como data, horário e endereço.

Você pode optar por um convite físico, se as pessoas convidadas forem da região, ou um convite digital se tiver pessoas mais distantes, ou mesmo se as pessoas convidadas tiverem acesso à tecnologia (whatsapp, por exemplo). Uma boa pedida é o convite em cordel, que vai em forma de folheto impresso, ou até mesmo uma vídeo-animação personalizada; o convite em cordel combina não apenas com festas com temática nordestina, mas pode ser personalizado para qualquer tema (veja exemplos no instagram)



DECORAÇÃO

A mesa principal de 2 ou 3 metros de comprimento vem sendo substituída por uma composição de mesas menores e com alturas mais baixas para que as crianças se sintam a vontade.


CARDÁPIO





O cardápio da festa deve ser definido pensando nas crianças (se são bebês, geralmente comem mais frutinhas, por exemplo) e, claro, no restante dos convidados.

Para bebês e crianças, opções saudáveis são enroladinhos de pão integral, gelatinas variadas, potinhos com frutas secas, salada de frutas, picolé de frutas, sanduíche natural, pão de queijo, bolinhos caseiros e biscoitinhos orgânicos e, para beber, sucos de frutas naturais, água de côco e água fresquinha.

O que não pode faltar numa festa, além do bolo (é claro) são os salgadinhos, sanduíches, docinhos, bebidas como refrigerantes e sucos. Você também pode optar por espetinhos de frutas, mini-pizzas, empadas, mini-bolinhos, etc.



BRINCADEIRAS E DINÂMICAS


Para deixar a festa mais animada, é muito legal investir em brincadeiras ou atividades, sejam feitas por num animador de festas contratado ou mesmo feitas por você ou um familiar que tem maior jeito com as crianças.


Existem diversas opções com atividades pensadas exclusivamente nos bebês, como contação de histórias, músicas lúdicas e brincadeiras que estimulam a parte motora. 

Quando você contrata um animador ele deve ficar responsável pelos jogos e brincadeiras, mas é importante analisar com antecedência se concorda com as sugestões.

Outra dica é contratar brinquedos infláveis como pula-pula, escorrega e piscina de bolinhas. Se na sua cidade tiver quem trabalhe com pinturas no rosto, escultura de balões, palhaços ou mágicos, tudo isso deixa a festa muito mais divertida.


DESCANSO E HIGIENE DOS BEBÊS


É importante pensar nos pequenos na hora em que precisarem de uma troca de fraldas ou um espaço para amamentação e descanso. Certifique-se que o local escolhido tenha um lugar próprio para esses fins ou adapte a estrutura disponível para que os bebês possam ter conforto na hora das suas necessidades. Uma opção interessante é deixar um trocador e uma lixeira em um local mais reservado bem como uma cadeira.


LEMBRANCINHAS


Pense em algo útil para os bebês ou que tenha algum significado.






Uma ideia incrível, criativa e cultural é presentear os convidados com um cordel personalizado com a história da criança. Uma forma de contar essa história a todos com muita poesia. (acesse no instagram: @cordelpersonalizado e veja ideias lindas!)







Veja mais ideias de festas com tema NORDESTINO no instagram CORDEL PERSONALIZADO 


Um comentário:

  1. #Parabéns,https://dracmaalegriaecos.blogspot.com/2022/08/carf1microresiduos-incentivar-as.html

    ResponderExcluir