Fãs

quinta-feira, 10 de março de 2022

Poesias para o DIA DA MULHER | autorais

 

Eu sou mais que uma voz na poesia.

Sou mulher. Eu sou vida e sou essência.

Sou a força da luz da resistência

Que me toca, me invade e contagia.

Eu sou berço em que habita a sintonia

Da frequência em que pulsa a humanidade.

O meu ventre carrega a liberdade

De uma vida que clama por respeito.

Eu desejo, do fundo do meu peito,

Ver um mundo com mais sororidade.

 

Poetisa Anne Karolynne

@cordelpersonalizado

 

 

 

Não aceito desrespeito

Pois nunca desrespeitei.

Eu valorizo quem sou,

Quem fui e quem me tornei.

Eu cuido da minha essência.

Tenha plena consciência

Que devo ser respeitada.

Não quero ser oprimida

Falo e quero ser ouvida:

Mulher é pra ser cuidada.

 

Anne Karolynne

@cordelpersonalizado


 

A luta da mulher em cordel

 

 8 de março a data

De âmbito internacional

Que celebra na mulher

Sua luta pelo ideal

De liberdade, equidade

Desigualdade social

 

A luta é por igualdade

De condições e direitos

Pois mulher é mais que bunda

Mais que cintura e peitos

Essa luta coletiva

Aos poucos tem seus efeitos.

 

A luta é por igualdade

Política e social

Independente da raça

Ou da classe social

A luta é por liberdade

Da expressão cultural.

 

Esse dia é pra lembrar

Que mulher é resistência

Precisamos superar

Os casos de violência

De objetificação

Que retira sua essência.

 

Mulher bela é a que luta

Que sabe reivindicar

Cada beleza é única

Não precisa comparar

Pra ser bela não precisa

Ser recatada e do lar.

 

Receber flores, presentes

Mensagens sentimentais

São homenagens sinceras

Mas precisamos de mais

Precisamos de respeito

E de direitos iguais.

 

Pelo fim da violência

Pelo fim do desrespeito

Pelo fim da opressão

E o culto ao corpo perfeito

Pela luta coletiva

E a menos? Nenhum direito.

 

Poetisa Anne Karolynne

@cordelpersonalizado

 

 


 

Mulher, você já faz tanto

Que é difícil até parar.

Trabalho, casa, família,

É muito a administrar.

Não se cobre desse jeito;

Permita-se ter direito

De ter paz e descansar.

 

Poetisa Anne Karolynne

@cordelpersonalizado

 

 

 

 

Eu admiro você:

MULHER de garra e coragem,

Por ser forte, competente,

Ora meiga, ora selvagem.

Não apenas nesse dia,

Receba, na poesia

Com carinho, esta homenagem.

 

Poetisa Anne Karolynne

@cordelpersonalizado

 

 

 

Quando um corpo feminino

Pode ser manipulado?

Somente se ela deixar

É que pode ser tocado.

Se ela falar “— NÃO”, recue

Pois o seu corpo é sagrado.

 

Poetisa Anne Karolynne

@cordelpersonalizado

 

 

Mulher, você já faz tanto

Que é difícil até parar.

Trabalho, casa, família,

É muito a administrar.

Não se cobre desse jeito;

Permita-se ter direito

De ter paz e descansar.

 

Poetisa Anne Karolynne

@cordelpersonalizado

 

 


 

A mulher não é culpada

 

Violação de direitos?

Não, a culpa não é sua

Não é da roupa que veste

Nem se você anda nua

A mulher não é culpada

Se fez algo, ou se fez nada

Se estava em casa ou na rua.

 

A culpa não é da vítima

Que sofreu, foi abusasa

Ela quem foi agredida

Ela quem foi machucada

O seu não, não foi ouvido

Seu direito reprimido

Ela foi desrespeitada.

 

A vítima não escolhe

Sofrer qualquer violência

Ninguém quer ser violada

Pra ser manchada sua essência

Quem machuca e causa dor

É o culpado, o agressor

Foi dele a imprudência.

 

Quando impera o machismo

A vítima não tem razão

Quando há voz para o bom senso

Há repúdio, comoção

Mulher, se seu corpo é seu

E o seu direito perdeu

Não é culpa sua, não.

 

Poetisa Anne Karolynne

@cordelpersonalizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário