Fãs

segunda-feira, 11 de abril de 2022

5 dicas para se destacar profissionalmente



 Devido a algumas premiações que venho recebendo na área de literatura, em minha cidade, estado da Paraíba e no Brasil, pessoas ve me perguntando qual o segredo para este progresso. Estive refletindo sobre isso.

Você não vai se transformar num profissional de excelência da noite pra o dia.

Não são atitudes isoladas que fazem de você um bom profissional, mas sim a constância da qualidade de sua atuação.

 

Mas…que atitudes são essas?

 

Em mais de 20 anos escrevendo cordel e em 10 anos empreendendo na área da arte, percebo que meu crescimento se deu aos poucos. Refletindo sobre as atitudes que me fazem prosperar, listei 5 pontos que acho fundamentais para este crescimento.

 

1 - Disposição pra aprender

Mesmo com uma boa bagagem de conhecimentos, ninguém sabe de tudo e é preciso reconhecer necessidade de aprendizado. Estar aberta a aprender novos conceitos nos permite absorver conteúdos importantes para nosso desenvolvimento profissional, é um investimento pessoal que se reflete diretamente no nosso trabalho.

 

2 - Proatividade

É muito mais produtivo buscar soluções para os problemas do que ficar se lamentando quando eles aparecem.  Reclamar não vai fazer com que as soluções aconteçam, mas tomar providências, vai.

 

3 - Respeitar as pessoas

Pra ser um bom profissional, é importante saber lidar com as pessoas. A base que fundamenta boas relações é o respeito. Lembre-se de se respeitar, conhecer seus limites e potencialidades e ter empatia para lidar com o outro também.

 

4 - Saber trabalhar em equipe

Dividir tarefas potencializa nossas atribuições. Ninguém faz nada sozinho, o ser humano não é uma ilha. É importante enxergar o outro no processo de trabalho, aprender com o outro e somar esforços para um objetivo em comum.

 

5 - Aproveitar as oportunidades

É importante se atualizar quanto às oportunidades dentro do seu mercado e agarrá-las quando for a hora, dando seu melhor no que decidir investir. Se movimentar, sair da zona de conforto, não é fácil

 


Gostou dessas reflexões?

Me conta quais outros aspectos você acha importante para ser um bom profissional.


Um comentário: