Fãs

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

60 anos de emancipação - Santa Cruz do Capibaribe






Santa Cruz do Capibaribe

60 anos de idade

Moda Center Santa Cruz

Presenteia esta cidade

Com BOLO DE SESSENTA METROS

Pra toda a sociedade.

E além do bolo, uma festa
Jota Quest vai cantar
60 anos, Santa Cruz
Eles vão anunciar
Quem estiver na festança
Fortes aplausos vai dar.

Vamos todos, minha gente,
Pra esta celebração
Em 29 de dezembro
Às 20h, então
Na avenida 29
O local da ocasião.

Santa Cruz do Capibaribe
Tem muito a comemorar
60 anos de luta
Muita história pra contar
A cada dia cresce mais
Ela é sexagenária
Tem muito a nos orgulhar!

#ParabénsSantaCruz

Meu poema em homenagem ao aniversário da cidade:http://cordelando389.blogspot.com.br/2012/12/santa-cruz-terra-santa.html

domingo, 22 de dezembro de 2013

ANNEversário rimado – 24 anos



Dia 22, mais uma vez...
É justo neste dia e nesse mês
Que sinto o corpo envelhecer
Sinto uma ruga a mais aparecer
Mas também sinto a maturidade
De vida vivida com intensidade
Com tudo o que ela pode oferecer.

Valorizo, assim, minha existência
Agradeço a Deus cada experiência
Que Ele proporciona a minha vida
Pois tenho alegria, também tristeza vivida
E supero, com fé, cada dificuldade
E com isso faço que a minha idade
Avance em minha mente amadurecida.

Dia 22 de dezembro
O ano inteiro me lembro
Da data, para mim, especial
A data em que completo, afinal
Uma idade totalmente estreante
Que, pra mim, é extremamente importante
O crescimento é também espiritual.

Mais um ano de vida na Terra
Ainda minha vida não encerra
Pois Deus quer que aqui eu continue
Ele abençoa e aos poucos me evolui
Mostrando caminhos para eu seguir
Deus me guia, mostra onde devo ir
Toda sabedoria é ele quem possui.

Agradeço o carinho de amigos, da família
Sou esposa, irmã, sobrinha, neta, filha
Com todos compartilho minha alegria
De celebrar minha vida nesta poesia
E agora, nestes meus versos finais
Pra minha vida eu peço saúde e paz
E a Deus eu louvo por este dia.

Obrigada a cada pessoa que me ofereceu seu carinho através de palavras tão lindas a mim direcionadas, aos gestos de carinho, recadinhos, ligações, à atenção a mim oferecida; todos contribuíram para alegrar ainda mais meu dia.

Em especial, agradeço todo o apoio, carinho, gentileza, atenção e dedicação do meu marido tão querido, Ulisses, que está ao meu lado em todos os meus momentos, de alegria, tristeza, saúde, doença, de minha sanidade e de minhas loucuras. Agradeço, ainda, aos meus queridos tios que me ligaram ou me mandaram mensagem pela internet e, por último, aos meus familiares de meu núcleo familiar... saibam que meu maior presente neste aniversário, com certeza, foi desfrutar desta nossa união, dos momentos que tivemos juntos neste fim de ano, renovando minha felicidade e embalsamando minha’alma com carinho e amor; amo tanto vocês que meu coração transborda de afeto, obrigada por tudo, Jucilene Negreiros, Eron Negreiros, Amanda Priscilla e Carlos Júnior. 



Com meu maridão em Caruaru. Assistir a dois filmes maravilhosos no Cinema do Shopping Difusora: O Hobbit e Capitão Phillips, adorei.

Foto oficial dos meus 24 anos

Que lindo presente que ganhei do meu marido, super delicado, do jeito que eu gosto.

Recebendo ligação de pessoas muuuuuito especiais para mim: Tio Jô, mainha, meu pai, Amanda e Carlos Júnior. Fiquei tão feliz de falar com essas pessoas, as mais especiais de minha vida!!!!


Algumas mensagens especiais que recebi hoje:

Nenhuma palavra poderia realmente expressar tudo de bom que te desejo sempre. Cada vez que vejo uma vitória sua eu tenho a certeza que você nasceu para iluminar, para trazer mais harmonia a esse mundo, mas também sei que as vitórias só acontecem porque você trabalha por elas com muita garra, colocando amor em tudo. E lá se vão 24 anos que essa sua luz começou a iluminar nossas vidas, uma luz tão intensa que consegue alcançar até os que estão longe. Desejo então que essa luz brilhe cada vez mais forte, mas que antes de iluminar os outros, ela passe sempre pela sua casa e se reflita ali, para que você possa sempre ser assim alegre, companheira, humana... Na verdade, esse é meu desejo a cada dia do ano, não somente hoje. Te amo muito ♥
Tia Jucileide Dos Santos Medeiros 



Parabens, minha sobrinha amada, que esse dia e muitos outros sejam repletos de amor, voce é e sempre foi uma pessoa iluminada, um abraço de sua tia julice.

Uma montagem muito especial que recebi de minha irmã:

Hoje os parabéns vão para uma das pessoas mais especiais na minha vida! Uma pessoa que encanta a todos por onde passa, uma mulher guerreira, batalhadora, carinhosa, talentosa, ótima esposa, irmã, filha. Há quase 20 anos tenho essa pessoal tão especial em minha vida e posso dizer o quão sortuda eu sou por isso. Ela é minha melhor amiga, minha irmã Anne Karolynne, que hoje completa mais um ano de vida. 
Parabéns Anne, te amo muitão!!
Amanda Priscilla

Mensagem de minha mãe:

Há 24 anos, nesta mesma data, eu, gemendo em dores, trazia ao mundo um ser portador da alegria:Anne Karolynne. Quantos momentos vividos, quantas dificuldades, barreiras, quantos sonhos. Depois, outros foram chegando ( Amanda PriscillaCarlos Júnior)e completando a equipe. Sei que tive os filhos que Deus reservou para mim. São perfeitos? não. E eu, sou perfeita? jamais. Somos seres com defeitos e qualidades, sempre em busca do aperfeiçoamento, errando e aprendendo a cada dia. Mas, uma coisa temos em comum: o amor. Ele é quem nos une até hoje. E é ele que me faz ter a certeza de que Deus não poderia ter dado, a mim e a Eron, filhos melhores. Somos diferentes, pensamos diferente, mas somos parte de um mesmo plano. Anne, que este dia seja mais um para você comemorar a dádiva da vida. Você veio ao mundo para fazer a diferença. E tem feito até hoje. Orgulho-me muito de você, ontem, hoje e sempre. Feliz aniversário. De sua mãe que a ama.
Jucilene Negreiros

Foi muito óóótimo comemorarmos seus 24 ANNEnhos juntos. Estou muito feliz de estar com você ao meu lado, MF, construindo nosso futuro e planejando nossas vidas. Beijão e te espero a noite!

E um poema de meu marido:
Parece que foi ontem

A escrita do "anneversário"

Rascunho do imaginário:

A colega era paquera

Bem depois, namorada

Esposa nesta nova era

Não escrevi mais nada

Sabe dívida sagrada.



Assim no papel eu digo

No despertar e amanhecer

No sentimento contigo

Eu revelo o dito: amo você!

Seu marido, Ulisses.
Foto: Cada momento é único e especial!!!


Parabéns minha linda,que Deus continue te abençoando,felicidades,saúde e muito,mas muito sucesso mesmo... e que esse brilho,essa luz q vem de berço brilhe cada vez mais,pois é infinita e papai do céu quando te enviou para esse mundo sabia q dentro dessa pequenina, menina, mulher tinha e tem um talento fora de sério e uma garra q vem de família,pois a pequenina mulher Jucileide Dos Santos Medeiros e sua mãe são mulheres de muita fibra e merecem toda nossa admiração...e eu vejo que o sangue que correm nas veias dessas mulheres maravilhosas da sua família,é o mesmos que correm nas suas veias.Continue brilhando sem sessar,pois vc tem talento de sobra e humildade o suficiente para está conquistando os seus objetivos e ajudando essas pessoas q estão ao seu redor.Beijinhos e celebre a sua vida abençoada!
Laíce Coral Mesquita

sábado, 21 de dezembro de 2013

Aos amigos do EAS

Queridos,

Até hoje preservei um contato profissional, nestas retas finais com reuniões, entregas de relatório, organização dos últimos eventos...mas neste momento não venho falar como profissional e colega de trabalho, mas sim como amiga.

Hoje nós encerramos o ano de atividades no EAS, e foi tudo tão lindo...tudo organizado, os nossos participantes deslumbrantes, cheios de energia positiva, surpreendendo a todos a cada palavra, gesto apresentação, demonstração de carinho...tudo me emocionou neste último encontro; mostramos a consolidação de todo um trabalho que foi construído o ano inteiro, com muito carinho, amor, dedicação, humanização e, acima de tudo, em união.

Eu, apesar de adoentada e com uma rouquidão que quase me deixa afônica, em meio a tantos bons sentimentos que me emergiram nesta noite, consegui energias para auxiliar nas apresentações.
Em todo o momento eu me dedicava e vivia com intensidade cada segundo, percebendo que este era meu último dia como oficineira no EAS, e cada minutinho daquele era tão precioso, e já me deixava com saudades de tudo e de todos... das queixas de saúde de uns participantes, de outros que correm pra não sair na foto, daqueles que surpreendem cantando uma música e dando um show, daqueles que adoram dar um abraço tão apertado que quase nos esmaga, de outros que são caladinhos e tímidos, mas que na verdade adoram se apresentar em público, de uns que hoje são amigos, mas acho que um dia serão namorados, e dos profissionais tão queridos... ai, gente, como vocês farão falta...

Aliem Alves Galdino, sempre tão gata, fechosa, e com uma positividade que contagia a todos
Gabriella Galdino, com um sorriso que é tão simpático e gracioso, que dá vontade de sorrir junto e esquecer os problemas da vida
Paloma Nunes Jordão, êta, bixa desenrolada que só ela!  Pessoa simples, e que carrega muita bondade no coração
Mônica Farias , acolhedora e humana, nossa miss tão bela e profissional tão sábia
Edmilson Gonçalves, um exemplo de humildade e humanidade
Dra. Larissa Santana , meiga e delicada, um amor de pessoa
Jackeline Rufino, muito centrada no que faz, tem uma bagagem enorme de conhecimento e prática, além de muito a ensinar
Marisa Nunes, nossa chefe!! Tão determinada, guerreira, perseverante; quando quer uma coisa vai atrás; ela sabe cobrar dos profissionais, mas também sabe agradecer e reconhecer o trabalho que é feito
E Ulisses Nascimentos... ah, meu Ulisses.... esse eu só vou perder o contato no EAS, porque em casa...rsrs
Pois é, galera, vocês são uma equipe maravilhosa, pessoas nota 10, pra quem eu tiro meu chapéu, aprendi tanto com cada um de vocês!! Nosso contato profissional no EAS está se encerrando, mas a nossa amizade prevalecerá, pois os laços construídos não se destruirão.
Não quero me afastar do EAS por completo, pretendo fazer visitas, participar dos eventos, saber as novidades, tudo o que for possível; o EAS pra mim representa muito mais do que um trabalho, foi nele que eu tive a oportunidade de aprender muitas coisas e evoluir não só profissionalmente, mas também como pessoa.

Um beijo graaaande no coração de cada um de vocês que fazem parte do Espaço Ampliando Saberes.

Adoro vocês!


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cordel encantado, ô povo bom danado!

Chegou a hora da despedida
Através deste cordel
Esta turma aqui foi mil
Merece até um troféu
Nosso trabalho construído
Não ficará no papel.

Em vocês nós confiamos
Pra o trabalho continuar
Vocês são nossa esperança
Pra a assistência melhorar
Àquele que usa droga
E precisa de um novo olhar.

Tudo o que aqui discutimos
Só veio a contribuir
Com o trabalho que já é feito
Mas que pode evoluir
Uma visão sem preconceito
É possível construir.

Anne e Maria Lúcia
Se encontraram no projeto
Trocaram experiência
E também muito afeto
Com as dinâmicas não deixaram
Ninguém da turma quieto.

A turma cooperou
Com a experiência trazida
Questionou e também trouxe
Sua experiência de vida
Discussão inteligente
Foi muito bem promovida.
Foi, pra nós, especial.

Cada encontro, acolhimento
E também interação
Cada texto, um pensamento
Produziu reflexão.
Cada um fez sua parte
Com ampla participação.

Nós desejamos sucesso
Em sua vida pessoal
E muita prosperidade
No âmbito profissional
A turma Cordel Encantado

Conhecemos cada um
Que contou a história sua
Admiramos o trabalho
Feito no posto ou na rua
Este projeto não para
O trabalho continua.




Anne Karolynne Santos de Negreiros
Tutora do projeto Caminhos do Cuidado
Ministério da Saúde


Turma 51: Cordel Encantado
Tutores: Anne Karolynne e Maria Lúcia

Este e outros poemas em: www.cordelando389.blogspot.com.br

CAIXA DE FERRAMENTAS

O dia 4 começou
De uma forma singular
Cada um disse de si
O que precisa trabalhar
Com o pé direito na frente
Todos dizem: “vou te ajudar”.

Depois todos discutimos
Sobre Uéslei, da Brasília
Recebeu antitetânica
O vínculo foi uma partilha
E a assistente social
Tentou achar sua família.

Uéslei foi acolhido
Pela equipe completa
De cada ESF
Que fez a escolha certa:
Dar atenção, cuidado
E estar de porta aberta.

Quatro textos de apoio
Fizeram o grupo pensar.
Cada um pegou um caso
Pra refletir, mediar
O primeiro fez um Projeto
Terapêutico Singular.

Genograma e Ecomapa
Sobre o caso de João.
Social e comunitária
Houve mobilização
E a RAPS foi bem completa
Grande Rede de Atenção.

Conjunta reflexão
Numa dinâmica intensa
Onde a turma montou
Sua caixa de ferramenta
Na resposta dos colegas
A turma ficou atenta.


E então esta dinâmica
Foi boa pra refletir:
O que tenho? O que preciso?
O que posso construir?
Esta última proposta
Foi difícil decidir.

A principal ferramenta
Foi muito conhecimento
Teve paciência, fé
E escuta a todo momento
Também a perseverança
Fez parte do pensamento.

O que tenho? Muita coisa
Coragem, capacidade
Tenho escuta, paciência
E responsabilidade
Dedicação, esperança
Muita força de vontade.

O que eu preciso ter?
Apoio é de que preciso
Ser responsável e ter calma
Ética e nosso piso
A atitude faz parte
Para um trabalho conciso.

O que posso construir?
Parceria e amizade
Uma rede de apoio
Confiança de verdade
Vínculo fortalecido
Com toda a comunidade.

Esse dia foi assim
Com pessoas que interagem
Pensamos nas ferramentas
Que já temos na bagagem
Do Agente Comunitário
E do Técnico de Enfermagem.

Anne Karolynne S. Negreiros
Tutora do projeto Caminhos do Cuidado

Turma 51/Recife - Anne e Maria Lúcia
Cordel escrito em 28/11/2013

REDUZINDO DANOS

Eita, dia produtivo
Esse encontro terceiro!
Todos trouxeram trabalho
Com slide no roteiro
E a Redução de Danos
Foi o enfoque verdadeiro.

Os prejuízos do álcool
Foram muito bem citados
“Se for dirigir não beba”
Todos foram estimulados
Com a música de Catedral
Todos foram embalados.

Outra música animada
Foi a “Cachimbo da paz”
E um vídeo interessante
Com estratégia eficaz:
Sobre a Redução de Danos
Todos acharam demais!

Teve relato de caso
Que as ACSs trouxeram
Cuidado com uma pessoa
Que usava drogas, tiveram
Conhecem realidades
E ajudar é o que esperam.

Teve um grupo criativo
E cheio de alegria
Com uma grande novidade:
Escreveram uma poesia
Sobre Redução de Danos

Falaram com maestria.

Teve uma apresentação
Que foi muito emocionante
Um hino de superação
Foi cantado, deslumbrante!
E um trabalho nas escolas
Foi citado, interessante.

Um grupo disse: “Não às drogas,
A vida é mais valiosa”
Explicou sobre as drogas
Cada uma perigosa
Pode trazer prejuízos
Mesmo sendo prazerosa.

A dinâmica da troca
Foi uma ótima vivência
Onde se pode pensar
A questão da dependência
E sobre a autonomia
Como parte da essência.

Falamos de escuta, vínculo
Também sobre acolhimento
Corresponsabilização
E o matriciamento
Instrumentos importantes
Na hora do atendimento.

E então Pedras no Caminho
Todos vamos encontrar
Alguns poderão cair
Ou até mesmo tropeçar
O importante é persistir
E se cair, levantar.

Anne Karolynne S. Negreiros
Tutora do projeto Caminhos do Cuidado

Turma 51/Recife
Anne e Maria Lúcia
Cordel escrito em 21/11/2013

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

INTEGRALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA

Atenção básica é complexa
Trabalha com prevenção
Também promove saúde
Fazendo a manutenção
Diagnostica e trata
Na reabilitação.

Há ações na ESF
Para um cuidado integral
Grupos diversificados,
Consultas de pré-natal
Palestras, vacinações
Também papanicolau.

Mas pra ação ser integral
Não pode ser dividida
Saúde é educação
É higiene, é comida
Moradia e trabalho
Tudo faz parte da vida.

Atender sem distinção
Atuar sem preconceito
Cada pessoa é única
Cada um tem o seu jeito
Ninguém é igual a ninguém

Não existe alguém perfeito.

Então, por que excluir?
Por que hospitalizar?
Se alguém tem sofrimento
Será que vai melhorar
Se da família, de amigos
E da casa se afastar?

Sair do seu ambiente
Vai causar mais sofrimento
Sofre quem foi afastado
Sentindo-se ao relento
Sofre quem ficou em casa
Com a saudade em pensamento.

O cuidado com o outro
É tarefa singular
O território em que vive
É sempre o melhor lugar
Pra acolher o sofrimento
E ressignificar.

Não dá para separar
Só a saúde mental
Pois ela também faz parte
Da saúde em geral.
O ser humano é completo
Não se divide, afinal.

A equipe de atenção básica
Tem importante função
No trabalho com as pessoas
Com toda a população
E uma equipe competente
Tem sempre humanização.


Anne Karolynne S. Negreiros
Tutora do projeto Caminhos do Cuidado

Turma 51/Recife
Anne e Maria Lúcia
Cordel escrito em 07/11/2013

VOCÊ USA DROGA?

Quem aqui não usa droga?
Quem aqui nunca usou?
Quem já comeu chocolate
Vai me dizer que gostou
Tem gente que tomou café
E depois se viciou.

Tem gente, que nesse assunto,
Costuma ser radical
Diz: cada um faz o que quer
Seja pro bem ou pro mal.
Cada um tem o direito
De opinar, afinal.

Tem que na própria casa
Vive a realidade
De ter alguém que usa droga
Que passa dificuldade
Mas com droga ou sem droga

Vive na sociedade.

Tem gente que usou droga
Apenas por diversão
Da maconha não gostou
Mas do cigarro, então,
Gostou tanto que até hoje
Ainda fuma de montão.

Mas uma droga, sozinha,
Por si só nada ela faz
A diferença é quem usa
Se usa pouco ou usa mais
A relação com a droga
É o que lhe satisfaz.

Cada um tem sua droga
Tem o que lhe dá prazer
Comida, sexo ou dança
Tudo vai satisfazer
Mas tudo que é em excesso
Algum mal pode trazer.

Ao invés de ter pré-conceitos 
Deve haver reflexão  
Pensar em como lidamos
Em cada situação
Pois atrás da dependência
Existe um cidadão.


Anne Karolynne S. Negreiros
Tutora do projeto Caminhos do Cuidado

Turma 51/Recife
Anne e Maria Lúcia
Cordel escrito em 31/10/2013


Frequência - postagem provisória



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Essência de mulher

Impossível definir,
Ela é misteriosa.
A mulher é uma rosa,
Dias iguais nunca vi
Porque só pode existir 
Uma essência singular
Para poder demonstrar
Sua alma cristalina
Que antes foi uma menina
E hoje só quer amar.


Artes no natal

A seguir, algumas ideias para se trabalhar na oficina de artes na escola, no setting terapêutico, ou mesmo para preparar para o natal de sua casa:

Enfeitinhos de árvore feitos com: Canela + Botões + Festão + Carinho

Carretel, papel, fitinha e muitos desejos!


Natal com corações de perolas e contas 


 Guirlanda com Balões/Bexigas





Guirlanda com bolas de natal, em diversas cores, medidas, e modelos: compondo um elegante enfeite.



Que tal confeccionar arvores com rolhas?



Arvore de Natal com galho secos



Natal Sustentável: Enfeites feitos com copos, xicaras, bolas, e nos detalhes bijouterias.. brochês, aneis, e colares... ficam encantadores



Você so precisa de Retalhinhos + Carinho para fazer essas lindas Arvores...



 Que tal fazer uma arvoré de Natal com tubos de PVC + bolas?



Bonecos de Meia: Passo a Passo no link http://sadiepriss.blogspot.pt/2011/11/socky-snowman.html



Faça sua própria Arvoré de Natal utilizando uma escada, so colocar a criatividade em pratica!



Canela, Laços de Fitas, Vela, Copo + Carinho



Carretéis natalinos:


Pode ser um porta-retrato ou um cartão:


Customização:


Com rolinhos de papel higiênico:


Faça uma árvore de Natal com jornal http://abr.ai/1eJXvYO




Suco ou refrigerante?




Vejam dicas de como fazer sucos bem interessantes e saudáveis com  frutas e hortaliças:

http://www.mondialline.com.br/novo/ingles/manual/CF-01.pdf

Autonomia dos filhos

A autonomia deve ser construída gradualmente em função da maturidade pessoal. Autonomia não é só “ser capaz de fazer as coisas por si mesmo”, mas também está ligada ao desenvolvimento da consciência moral.

A psicóloga Raquel Suertegaray afirma: "Para o desenvolvimento da autonomia de nossos filhos, é importante que eles tenham vivências e experiência de vida, para isto, eles devem ser autorizados a experimentar o meio onde estão inseridos, interferir neste e até mesmo correr riscos e para isto acontecer, precisam se separar de nós".

Link de um vídeo muito interessante: http://www.braian.com.br/saindo-de-casa-uma-animacao-engracada-e-emocionante/

Tenho muita habilidade, Exceto a de cozinhar!


Se eu sou ruim na cozinha
O que é que posso fazer?
Eu só gosto é de comer
Mas cozinhar? Sei nadinha
Se for dar uma tentadinha
Só faço me atrapalhar
Será que dá pra mudar
A triste realidade?
Tenho muita habilidade
Exceto a de cozinhar.

Gosto de escrever cordel
De declamar poesia
Pra mim é uma alegria
Já ganhei até troféu
Se for sair do papel
Também sei dramatizar
Gosto também de cantar
Não há arte que não me agrade
Tenho muita habilidade
Exceto a de cozinhar.

Tem vezes que deixo insosso
Em outras ponho sal demais
É quase de cair pra trás
A cozinha é um alvoroço
Eu tô no fundo do poço
Há quem possa me ajudar?
Não sei onde vou chegar
Nesta precariedade
Tenho muita habilidade
Exceto a de cozinhar.

Se for carne, eu queimo ela
O macarrão vira papa
Quase que saio na tapa
Com a colher e com a panela
Se for torta? Nada bela
Passo do ponto de assar
Se um ovo eu fritar
É dor de barriga mais tarde
Tenho muita habilidade
Exceto a de cozinhar.

Eu sou um desastre puro
Pra cozinhar não nasci
Pior que eu? Nunca vi
Pra isso não tenho futuro
Com certeza não é seguro
Nada que eu for preparar
Se eu fizer, vou avisar:
Não coma, por caridade!
Tenho muita habilidade
Exceto a de cozinhar!

Anne Karolynne Negreiros.