Fãs

sábado, 12 de julho de 2014

Escolhendo o berço do bebê

  
Escolher o berço do bebê parece uma tarefa simples, porém deve ser realizada com muita cautela, pois além de ser o item principal do quarto do bebê, é neste lugar que o seu filho vai passar muitas noites de sono, principalmente quando for recém-nascido, que dorme cerca de 15 horas por dia. 


Antes de qualquer outro móvel ou objetos decorativos, deve ser escolhido o berço, pois é a partir dele que será dado o tom do estilo do quarto do baby.

O berço não deve ser escolhido pela beleza, mas principalmente pelo conforto e segurança. Por isto, a primeira dica é verificar se o berço está de acordo com a norma técnica do Inmetro, que determina requisitos de segurança para o móvel (NBR:15.860/10 - clique no link pra conhecer os principais cuidados na escolha do berço; veja um infográfico com as principais dicas de segurança).

Dentre as dicas de segurança que foram conferidas nos links que passei, faço esses destaques: evite comprar berços de bebê que contenham partes que possam prender a criança, tais como braçadeiras, suportes e “orelhas” nas cabeceiras. As partes laterais do berço devem ser livres de partes pontiagudas ou destacáveis que possam prender a roupa do bebê.


Sobre a funcionalidade do berço, dentre minhas pesquisas, achei estes três modelos de berço bem úteis para várias etapas do bebê:
berço funcional (que já vem com a cômoda), o berço cercadinho e o berço-cama.

BERÇO FUNCIONAL



Estes berços já vêm com gavetas ou cômodas acopladas. São muito práticos, principalmente para os quartos com pouco espaço. Geralmente as mamães já podem guardar praticamente todos os itens do bebê nas gavetas do berço. Também ajudam bastante na decoração de quartos com mais de uma criança, por aproveitarem bem o espaço.




BERÇO CERCADO


O berço cercado é portátil, e fabricado com materiais especiais que oferecem resistência, conforto e a proteção necessária ao bebê. É um modelo 3 em 1, pois além de berço, oferece o cercado e funciona de balanço para embalar a criança, além de ter travas de segurança nas quatro rodas e de pés de apoio no meio. Ele uma rede antissufocante em seu redor, que protege contra os insetos e alguns modelos vêm com trocador, porta-fraldas e mamadeiras.


Dentre as vantagens, ressalta-se que ele é facilmente desmontável, podendo ser levado em viagens; tem a função de servir como cercadinho, para quando a criança for maior e também, ele pode ser guardado para se você pretender ter outra gravidez (neste caso, é bom escolher uma cor neutra que sirva para os dois sexos). Além disso, ele não é muito grande, por isto ocupa menos espaço (ideal para quem mora em apartamento ou onde o quarto é pequeno).



Como desvantagens, algumas pessoas afirmam que é menos indicado para ser usado como berço permanente, por ser menos resistente e dependendo do colchão usado, menos confortável.






BERÇO-CAMA

O berço-cama é mais parecido com o berço tradicional, porém é mais inovador e prático. O legal deste tipo de berço é a durabilidade e maior tempo de uso, trazendo economias futuras.






--x--x--x
E como saber o berço certo pra você? O modelo escolhido deve se adequar, primeiramente, com as normas de segurança, assim como estar de acordo com as necessidades das mamães e dos bebês, com o espaço físico que tem, com as possibilidades financeiras e com o gosto e estilo da mamãe e do papai.

Uma dica interessante é fazer uma enquete com as amigas/mães e familiares para saber a opinião, sugestões, e ajudar nesta escolha tão importante. As redes sociais podem ser boas aliadas neste momento.

---x---x---x

Veja algumas dicas sobre decoração do quarto do bebê:

1. Rústico marrom com lilás
2. Delicado branco com rosa bebê
3. Adesivos de parede (árvores)
4. Paredes decoradas com estilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário