Fãs

sábado, 14 de janeiro de 2017

COMO ESCREVER UM CORDEL

Muitas pessoas têm me perguntado como faço para escrever cordéis, ou me pedem dicas para que elas mesmas façam sua produção. Sendo assim, escrevi este texto no intuito de estimular e ajudar as pessoas que querem escrever seu próprio cordel.



APRENDA A FAZER UM CORDEL - PASSO A PASSO

1 - Escolha o tema
2 - Pesquise sobre o tema, ou reúna o máximo de informações que você conseguir sobre o que deseja escrever
3 - Tente esboçar o esqueleto do texto: introdução desenvolvimento e conclusão, criando um roteiro escrito ou apenas na sua mente do início, meio e fim do texto, que será transformado em poesia
4 - Busque inspiração, concentração e esteja preparado (com lápis, papel, caderno, ou até mesmo um celular ou computador), para quando a inspiração vier você começar a escrever
5 - Tenha em sua mente o conhecimento básico de estrutura de um cordel
ESTROFE ou estância (grupo de versos que apresentam sentido completo)
quadras: estrofe com quatro versos (pouco usada);
sextilha: estrofe com seis versos;
septilha: estrofe com sete versos;
décima: estrofe com dez versos.
RIMA
Identidade de som na terminação das palavras. No cordel são usadas rimas ricas/ difíceis, pobres/fáceis e consoantes. Também existem as rimas toantes e aparentes, mas não são usadas no cordel.
MÉTRICA
É importante sempre metrificar os versos (versos heptassílabos - sete sílabas poéticas ou decassílabos - dez sílabas poéticas)
ORAÇÃO
Se atentar à coesão do texto, para ele ter início, meio e fim
6 - Comece a escrever o que vier à sua mente, não perca a inspiração
7 - Quando terminar, é hora de lapidar o texto: rever a métrica, consertar alguma rima que não ficou boa, ou que está pobre, acrescentar ou retirar alguma informação ou verso.
8 - Solicitar uma correção linguística/ortográfica
9 - Divulgar seu cordel

- Anne Karolynne Negreiros
Qualquer dúvida, pode me perguntar através do e-mail anneartedocuidar@gmail.com ou whatsapp 081993281216

ASSISTA A ESTE VÍDEO onde ensino a FAZER SEU PRÓPRIO CORDEL
CLIQUE AQUI

Siga nas redes sociais: @cordelpersonalizado
CLIQUE AQUI PRA IR PARA O INSTAGRAM

34 comentários:

  1. Respostas
    1. Sou boa de rima e já fiz alguns cordéis
      Queria saber se tem ordem de quantidade de versos em cada estrofes e quantas estrofes pode haver ?

      Excluir
    2. mande seus cordeis pra eu ler !

      Excluir
    3. Eu entendi vou começar a fazer agora fuiii😊

      Excluir
  2. ALGUÉM pode me ajudar com um cordel sobre a importância da leitura na escola?? É para amanhã, se alguém puder ajudar ficarei muito agradecida!♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende tbm estou com muita dificuldade de fazer um trabalho da escola que é para fazer um cordel tbm ficaria muito agradecido se aguem me ajudar mas quando ver esse comentário ainda mais em outro comentário (kkk) poderia me ajudar pelo menose dar uma ideia de começo blz espero que te dá ânimo eu sei que vc comento isso em 2019 e já tá em 2020 mas vai que chega aí para vc né N custa tentar vai me ajuda e escreve aqui em baixo do meu comentário ok?

      Excluir
  3. muito bom, porem nao entendi muito. Mais adorei!

    ResponderExcluir
  4. Preciso de um cordel tema livre simples para amanhã cedo já entregar escrito a mão

    ResponderExcluir
  5. Alguém pode fazer o cordel sobre o nordeste?! É que preciso para uma apresentação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou a fazer um tbm
      Primeiro de tudo tem que haver muita inspiração e conhecimento do que vai ser falado

      Excluir
    2. Olá! Fiz um vídeo no youtube ensinando bem direitinho como faz:

      https://www.youtube.com/watch?v=IG7XU7B_8K4&t=3s

      Excluir
  6. Gostaria de dicas, como fazer um cordel.

    ResponderExcluir
  7. Alguém poderia me ajudar, preciso de um cordel sobre a Guerra do contestado. Desde já, obrigada

    ResponderExcluir
  8. Como escrever um cordel sobre a família?

    ResponderExcluir
  9. Preciso De Um Cordel Sobre os períodos histórico Grécia e Roma Pra o dia 31 Por Favor me ajudem

    ResponderExcluir
  10. Meu Jesus minha filha precisa de um cordel para a escola online

    ResponderExcluir
  11. onde encontro seus cordeis para ler

    ResponderExcluir
  12. Um cordel é necessariamente conter 6 versos em cada estrofe?

    ResponderExcluir