A criança é corpo e movimento em tudo o que faz – seu
corpo é ativo no espaço que ocupa, comunica-se com os corpos ao seu
redor, interage com eles. Necessita estar, ser, sentir, expressar-se.
Chora, ri, grita, corre, brinca. A dança auxilia tanto para mobilizar o potencial
expressivo, quanto para tornar a criança consciente de suas ações e atitudes
corporais.
É importante que haja uma vivência das possibilidades do corpo através deste tipo de expressão, pois desenvolve habilidades psicomotoras, favorece a formação de conceitos e solução de problemas, estimula a interação social, organiza o gesto e movimentação cotidianos, desenvolve a orientação tempo-espaço, preserva e estimula o potencial criativo-imaginário. Enfim, a dança é tida como forma de manifestação artística que contribui para formação intelectual, física e sócio-emocional do ser humano (ABDELNUR, 2013).
É importante que haja uma vivência das possibilidades do corpo através deste tipo de expressão, pois desenvolve habilidades psicomotoras, favorece a formação de conceitos e solução de problemas, estimula a interação social, organiza o gesto e movimentação cotidianos, desenvolve a orientação tempo-espaço, preserva e estimula o potencial criativo-imaginário. Enfim, a dança é tida como forma de manifestação artística que contribui para formação intelectual, física e sócio-emocional do ser humano (ABDELNUR, 2013).
A dança desenvolve estímulos como:
Táctil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.
Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.
Além de favorecer aspectos como criatividade, musicalidade, socialização e conhecimento da dança em si.
Uma aula de dança deve ser interativa e dinâmica, suscitando várias reações positivas no aluno e estimulando seu corpo.
Algumas dicas de o que fazer na aula:
* técnicas básicas de dança e educação do movimento;
* exploração de movimentos espontâneos;
* exploração do espaço;
* relação som-movimento;
* improvisação e composição coreográfica;
* atividades rítmicas e de coordenação motora;
* sensibilização para o toque (massagem);
* apreciação de estilos variados de dança.
Alguns materiais (recursos didáticos) podem ser usados nestas atividades: lenços, pranchas de equilíbrio, instrumentos de percussão, brinquedos e jogos diversificados, massageadores etc.
muito legal!! bem explicado os benefícios da dança da maneira correta.. a saúde agradece. muito dinãmico uhullll amei. Osmar o peixefish.
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado, Omar!! Você disse que viria visitar me blog e realmente o fez, né? rsrs
ExcluirAgradeço a atenção!!! Um abraço.