Fãs

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sobre a Arteterapia



O que é: Arteterapia é uma forma terapêutica de utiliza ção de recursos artísticos e lúdicos, como tinta, argila, música, para representar simbolicamente as emoções e trabalhá-las.

Não existe “certo” ou “errado” na arteterapia. Você desenha, pinta, esculpe ou projeta aquilo que você sente.

Esta forma de terapia é reconhecida por seus benefícios e é atualmente aplicada em vários campos, incluindo saúde mental, reabilitação, situações médicas ou educacionais, e como meio de comunicação na vida cotidiana.

Em um contexto de reabilitação, a arteterapia pode melhorar muita a coordenação viso-motora, a consciência corporal, o equilíbrio e o controle do corpo (RENTE, 2013)

Fazer arte pode ser uma atividade terapêutica, mas não o é necessariamente, assim como o produto criado a partir de recursos artísticos não é necessariamente uma obra de arte, embora trabalhe e aguce a sensibilidade estética. As técnicas expressivas, utilizadas em Oficinas de Criatividade, podem favorecer o crescimento psíquico e a elaboração de questões a ele pertinentes, desde que a escolha das técnicas e das propostas de trabalho - que envolvem para tanto conhecimentos e vivência com relação aos recursos artísticos e seu potencial terapêutico – estejam em consonância com o momento grupal e com as questões relevantes ao processo de crescimento dos participantes, o que demanda do(s) coordenador(es) conhecimentos acerca do desenvolvimento psíquico e do aspecto terapêutico do fazer artístico (PINNA, 2011).


O trabalho com a arteterapia proporciona uma condução do indivíduo ao autoconhecimento e a ampliação da consciência, reorganizando e explorando suas emoções o que possibilita grandes mudanças como: sociabilização, melhora da autoestima, autoconfiança, motivação pessoal e profissional, controle da ansiedade, superação de medos e traumas, melhora na concentração, entre tantos outros benefícios (VOLPE, 2009).
Nesta oficina de arteterapia a participante estava desenhando-a junto a seus amigos. O interessante é que ela desenha todos com as mesmas características, apenas destacando cores diferentes para o sexo feminino e o sexo masculino. Ela afirma que tem tantos amigos, que não coube desenhar todos na folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário