ZUMBA
Atualmente estou atuando como professora de dança para crianças e adolescentes com deficiência.
É muito interessante trabalhar com este público, pois, apesar das limitações que cada um apresenta, há uma demonstração de força de vontade e energia em cada oficina.
Para iniciar o ano, depois que a turminha voltou de férias, decidi trabalhar algo mais intenso e dinâmico. Para isso, levei a proposta da ZUMBA, que é uma aula de dança misturada com ginástica, havendo um treinamento intermitente, onde a intensidade aumenta e diminui durante o exercício. É muito divertido, e uma forma de canalizar para a atividade as energias da galerinha.
Alongamentos não podem faltar na atividade |
As músicas utilizadas são ritmos sempre bem dançantes, e os hits estão entre músicas latinas (salsa, merengue), axé, e algum remix nacional ou internacional. Os passos são fáceis de fazer, rápidos e contagiantes. É uma forma de deixar o corpo falar ao ritmo das músicas, deixar a timidez de lado e se entregar ao momento. O importante não é a coreografia, mas a forma alegre e prazerosa que ela utiliza para colocar o corpo em movimento.
Não se pode esquecer de fazer pausas para a hidratação, para qulaquer atividade física que for realizada, pois, no exercício, perde-se muita água através do suor, bem como eletrólitos, então, repor a água perdida é primordial para manutenção do organismo e qualidade do exercício.
Fazendo uma dinâmica interativa no início da atividade |
Após tantas atividades estimulantes, sempre gosto de fazer dinâmicas para relaxamento no final. Os jovens adoram, e se enrtegam a este momento.
Algumas etapas da aula de zumba |
Anne Karolynne S. Negreiros
Enfermeira
Professora de dança e arteterapia
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