Fãs

quarta-feira, 13 de março de 2013

Páscoa e arteterapia



A Páscoa tem como simbolismo a passagem. Ao trabalhar com a arteterapia, é possível favorecer a transformação, dar as ferramentas para que cada um possa fazer a passagem que necessita para seu crescimento interior, para seu autoconhecimento (RABELLO, 2012).

A Páscoa é uma excelente oportunidade para reforçar alguns valores importantes para a boa formação das crianças e adolescentes. Sem ser preciso abordar o foco religioso, o exemplo e a orientação é o melhor caminho para que as crianças se apropriem do respeito ao próximo, da solidariedade, do ser gentil, do fazer o bem sem recompensas imediatas, das ações simples que envolvem o cotidiano, e que aos poucos estão se perdendo através do tempo em razão da falta de uso. Pode-se iniciar na Páscoa “ações do bem” ensinando os indivíduos a olharem o outro com olhos de amizade e de respeito (MEYER, 2011).


Uma música que fica muito legal para trabalhar com crianças e adolescentes:

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=lS12F4OYC7s


Após os participantes ouvirem a música (esta ou outra), pode-se pedir para que eles expressem as emoções e sentimentos suscitados por elas e expressá-los artisticamente através de desenho, pintura, modelagem...Neste caso a música é usada como instrumento de mobilização psíquica, pois em arteterapia a linguagem não verbal é priorizada..



Uma ideia legal para lembrancinha (BAPTISTA, 2013):


Nenhum comentário:

Postar um comentário