Eu tenho uma amiga que está gestante, então estou aprendendo muitas coisas sobre o que as mamães fazem neste período, os planos e tudo mais.
Estamos pesquisando sobre chá de bebê. Geralmente esta festa é realizada entre o 7º ou 8º mês de gestação.
FINALIDADE DO CHÁ DE BEBÊ
De acordo com o Portal São Francisco, o chá de bebê é um evento divertido que reúne amigos e amigas da futura mamãe. Tem como objetivo, comemorar o futuro nascimento e ajudar a futura mamãe a se equipar para esse início cheio de despesas, e ajudá-la emocionalmente nessa nova fase, pois é importante para ela, sentir os amigos por perto, participando dessa etapa de sua vida, mesmo que não seja seu primeiro filhinho.Ao pedir roupinhas, você estará sempre correndo o risco de não gostar da cor ou do tecido e, nesse caso, não é delicado pedir para a pessoa trocar, pois muitas vezes ela comprou o que podia. Por isso, o ideal, é não pedir roupinhas (Fonte: Guia do bebê).
COMO ORGANIZAR?No dia, poderá ser servido sanduichinhos, uma torta salgada, bolo, sorvete, água, suco ou refrigerante e não pode faltar, pela tradição, pelo menos um tipo de chá. Pode-se optar para, após uma hora da chegada dos convidados, servir o lanche, ou ainda, para que todos fiquem mais à vontade, pode montar uma mesa ou aparador no ambiente, com tudo disposto em cima e deixar que as pessoas se sirvam como quiserem.
No verão, aposte nos mates gelados e sucos de frutas.
Se o dia estiver frio, separe uma caixa de chás aromáticos e uma garrafa térmica com água quente. Sanduíches com pães caseiros e minitortas doces, espalhadas sobre a mesa, podem complementar uma decoração de flores frescas, folhas e sementes secas, frutas e velas.Providencie um álbum especial para suas amigas escreverem mensagens para o bebê que vai nascer. O caderno também pode ter espaço para colar as fotos do chá e detalhes sobre a festa (São Francisco).
LOCAL E HORÁRIO
Escolha o local e o horário. Fim de semana é sempre mais indicado e, de preferência, durante o dia. Assim a grávida se cansa menos e ainda ganha tempo para relaxar depois que o evento terminar. A festinha pode acontecer na casa da futura mamãe, na casa de amigos, no salão de festas do prédio ou num restaurante. A única preocupação é que o espaço seja confortável o suficiente para acomodar todo mundo (Fonte: EXCELÊNCIA EM SER MÃE).
BRINCADEIRAS PARA O CHÁ
As brincadeiras são o ponto alto da festa. São elas que vão abrir caminho para que amigos e parentes possam, de fato, celebrar a chegada de mais um integrante da turma. Além de descontrair, as brincadeiras mostram às pessoas que uma mudança importante está por vir, principalmente para os pais de primeira viagem.
*Tem dicas maravilhosas de brincadeiras logo abaixo desta postagem, deixadas carinhosamente pela canadense Jucileide Medeiros (minha tia querida!!!). Vale a pena conferir.
-> QUEM DEU ESTA FRALDA?
A mamãe tenta adivinhar quem deu a fralda ou outro item da lista com uma dica escrita no próprio presente: por exemplo, "sou alta e dorminhoca".
-> QUAL É O DESENHO?
Uma pessoa (a gestante, ou alguém do grupo) começa a desenhar algum item referente ao bebê (chocalho, mamadeira, berço, andador...), enquanto duas equipes tentam acertar qual é o desenho. A equipe que acertar primeiro, ganha os pontos.
-> STAND UP BEBÊ
Faça uma roda com quem vai participar... Todos terão que improvisar criando uma estória que começa com o primeiro da roda que vai dizer:
"Fui levar o bebê (ou nome do bebê) para passear e...."apareceu um rinoceronte* e...."
* O próximo deve continuar a estória incluindo a palavra /objeto/figura que a organizadora mostrar. O interessante é mostrar palavras bem incomuns ( avestruz, chá, xixi, alho, disco voador etc).
Quem não conseguir dar sequência (cronometre 10 seg) tá fora da brincadeira.. vence quem ficar até o final.
-> A CHUPETA ESCONDIDA
Esconder uma chupeta em algum lugar e falar para convidados procurarem. Quem achar ganha um brinde.
-> TROCAR A FRALDA DO BEBÊ
Material necessário: Uma boneca / Uma fralda descartável / Talco / Pomada para assaduras / Um relógio com cronômetro / Um presente para o ganhador.
Execução: Esta brincadeira é para todas as convidadas. Faz-se uma competição para ver quem troca a fralda mais rapidamente. Tem que passar pomadinha e talco também.Quem vencer, ganha um brinde.
-> CHUPETA DO BEBÊ
Nesse caso é um desenho feito em isopor e ai se for a alcinha da chupeta ela tem que acertar a colocar a alça no lugar certo, mas isso ela está de olhos vendados.
-> QUEBRA OVO
Você pode pegar ovos e retirar o conteúdo de dentro deles. Faz um orifício e retira todo o conteúdo, lava e depois coloca várias coisas dentro, tipo: isopor, talco, confete, bolinhas, arroz e também deixar alguns vazios. Cola algo no orifício e deixa todos arrumados e numerados. Na brincadeira você pode colocar papéis que digam a numeração do ovo ou que a pessoa possa escolher, aí faça aquele suspense e coisa e tal, quando estourar vão ver que não foi tão ruim assim.
Sugestões de prendas:
->TAMANHO DA BARRIGA
Os convidados tentam adivinhar o tamanho da barriga da futura mamãe. Distribui um novelo de lã e cada um pega o tamanho que acha que corresponde à circunferência abdominal. Quem mais se aproximar, leva um brinde. Ou se forem representantes do grupo, o grupo ganha um ponto (tipo gincana).
->BATATA QUENTE
Esse jogo é como o da "batata quente", uma caixa contendo um fraldão com alfinete (de bebê) com flores enfeitadas, bem exagerado, é embrulhado com muitos papéis. E ao sinal de música todos devem passar a caixa. Quando a música parar a pessoa que ficar com a caixa tira um papel. Esse jogo é bem engraçado e como os participantes são avisados sobre o conteúdo ninguém quer ficar com ele no final. Quem abrir o último embrulho da caixa deve usar a fralda pelo resto da festa. É muito animado!
->RECADINHOS DO CORAÇÃO
Escrever na fralda ou num caderno de recordação, um recadinho para o bebê que vai chegar.
Obs: se quiser, pode dar brindes em algumas brincadeiras; se optar por isto, os brindes podem ser pirulito, bala de goma, bombons, confetes, etc.
IDEIA MUITO LEGAL PARA BOLO:
Bolos feitos com fraldas:
ORNAMENTAÇÃO
Para decoração e outros detalhes, defina o tema do chá de bebê e pense a decoração a partir dele. Você pode optar por simplesmente decorar o espaço com itens típicos de uma festa infantil, como guardanapos e copos coloridos e bexigas (Fonte: Bebê Abril).
Se souber o sexo e o nome, pode decorar o local com objetos relacionados com o bebê, mas se não souber, decore apenas com objetos típicos. Uma boa dica é colocar um carrinho ou um berço para que os convidados coloquem os presentes.
Não esqueça de colocar música, para ajudar na animação do chá.
Não esqueça de colocar música, para ajudar na animação do chá.
Gostei dessa ideia, pois tem uma foto grande da gestante e a ornamentação com bexigas, formando chupetas. |
Decoração chá de bebe, os bebes e os gorros são de meias
Sugestão de lembrancinhas divertidas:
Aproveitando as fraldas de forma artística:
Quantas fraldas vou precisar? Clique aqui para saber.
Guirlanda de fralda descartável |
Quantas fraldas vou precisar? Clique aqui para saber.
Para fazer jus ao nome, que tal um gole de CHÁ DE BEBÊ?
Eu sempre organizo os chás de bebê das minhas amigas por aqui (se chama "shower de bébé", uma mistura de inglês e francês) e a brincadeira que mais faz sucesso é a do desenho (eu faço imitando imagem & ação), só que é a mãe que tem que desenhar e as pessoas do grupo devem tentar adivinhar (sempre coisas relacionadas as crianças e é baseado mesmo no jogo, então pode ser objeto, ação, brincadeira e a mãe pode fazer gestos ou desenhar, de acordo com o que for sorteado). Se a mãe e o pai forem participar pode fazer um desenhando para cada grupo.
ResponderExcluirUma outra brincadeira que descontrai é a das músicas: coloco uma música infantil para tocar e quando a música parar alguém do grupo tem que continuar a cantar. É mais divertido se der para colocar em uma tela ou tv (tenho já uma lista pronta no youtube só para isso).
Essa eu inventei copiando dos livrinhos Coquetel: escrever palavras usando apenas as letras do nome do bebê. O grupo que conseguir escrever mais palavras ganha. Por exemplo, com o nome Anne Karolynne: anel, ralo, lona, arena... fica legal se fizer as letras em cartolina ou usar letras prontas para serem manipuladas. É só misturar as letras e dar para o grupo ir manipulando-as até conseguirem formar palavras. Só valem palavras do dicionário e não valem nomes próprios. No fim eu monto os cartazes e vou escrevendo embaixo as palavras encontradas por cada grupo. É muito divertida essa parte, aparece cada palavra...
Outra muito legal: adedônia do bebê. É uma adedônia tradicional, mas jogada em grupo e com coisas relacionadas aos bebês: nome, marca de produtos para bebê, nome de lojas, brinquedos, objetos do quarto... (se quiser tenho os modelos prontos).
Também faço muitas das que foram sugeridas acima. Só não gosto de brincadeiras que tenham que pagar prenda ou que tenham um aspecto humilhante, porque algumas pessoas não gostam e aí não querem participar. Mas como não as faço todos sempre participam. Em uma das que fiz quem ganhasse recebia uma lembrancinha, mas na última pensei em algo diferente e deu super certo: coloquei cartazes em branco na parede (de acordo com o número de grupos que havia). O grupo que conseguisse desenhar um bebê mais completo ganhava, mas para ter o direito de desenhar o grupo teria que ganhar uma brincadeira. Então, desenhar o bebê era uma forma de marcar os pontos do grupo. Só podia ser desenhada uma parte de cada vez (como no jogo de forca). Não teve prêmios por ganhar as brincadeiras mas todos se divertiram bastante.
Mais um pouquinho e prometo parar de escrever...
ResponderExcluirÉ legal fazer uma brincadeira quebra-gelo. Tem duas que gosto muito, mas dá para inventar um monte.
A primeira é um bingo de nomes. É só pegar um papel e dobrar em oito partes e distribuir aos convidados (as dobras são só para marcar os quadrados do bingo). Faça papéis com nomes de coisas de bebê e distribua aleatoriamente aos convidados. Esse papel será o sobrenome da pessoa e ela deve usar junto com seu próprio nome. Cada um deve preencher seu papel com 8 nomes e sobrenomes de convidados, mas para isso deve sair perguntando-os. É uma forma de fazer todos se comunicarem. Os nomes ficarão mais ou menos assim: Anne Mamadeira, Amanda Hipoglós, Leide Penico... as pessoas acabam se divertindo muito e tendem a puxar conversa com as outras depois da brincadeira. Claro que depois dos papéis preenchidos deve-se sortear o bingo e para isso é imprescindível anotar quem pegou cada "sobrenome".
A outra que gosto de fazer e é ótima para separar os grupos é a seguinte: imprimo desenhos relacionados a rotina do bebê, divididos por categorias. Por exemplo (se quiser grupos de 4 pessoas): 4 coisas que bebê usa para comer, 4 coisas que usa para tomar banho, 4 coisas para dormir, 4 brinquedos, etc. Prego um desenho atrás de cada pessoa sem que ela possa ve-lo. A brincadeira consiste em adivinhar o que está desenhado nas suas costas (não é permitido falar, apenas fazer gestos) e procurar o grupo ao qual pertence. Como ela pode ver todos os outros desenhos, menos o seu, será fácil encontrar seu grupo, desde que alguém lhe dê dicas para adivinhar seu próprio desenho. Tem que ter bastante controle e ser versátil para distribuir os desenhos, pois depende da quantidade de convidados.
Eita, que comentários maravilhosos!
ExcluirMuuuito legais suas dicas, tia Leide. A sra é bem interativa, devem ser super divertidas as festas que a sra está na organização.
Com certeza vamos utilizar algumas dessas dinâmicas no Chá de Bebê de Carol, e acredito que ela irá adorar as ideias!!
Obrigada pela participação, um beijão!!!!!