A gravidez é algo tão belo, tão místico para a mulher; um momento de tantas mudanças externas e internas, que cada fase deve ser especialmente fotografada, como registro para toda a vida.
Imagine quão especial é poder mostrar ao seu filho todo o desenvolvimento dele dentro de você! E também é uma forma de você se recordar das fases que passou, este é um momento singular da mulher e que deve ser eternizado.
Especialmente nos momentos finais da gestação, onde o barrigão está formado, as fotos mais marcantes da gestação devem ser feitas, e não pode ser qualquer fotografia! Por isso, vou dar algumas dicas de poses para estes momentos tão especiais e memoráveis, para você criar um lindo book de sua gestação, seja ele caseiro, ou realizado por um profissional da área.
Eu estou muito ansiosa para engravidar e não vejo a hora de gerar um lindo ser dentro de mim. Já faço inúmeros planejamentos para meu futuro filhinho, e um deles com certeza é o book gestacional.
QUANDO FAZER O BOOK
O book oficial é preferencialmente construído nos momentos finais da gestação, onde o barrigão já está formado, com uma barriga bem redondinha e saliente (em meados do sétimo mês de gestação); é bom não deixar muito pra o final (final do oitavo e início do nono mês), pois as expectativas já estão muito grandes, a mulher está mais ansiosa, o bebê pode vir a qualquer momento, e além disso, a mulher está mais inchada e mais desconfortável com o peso da barriga.
ESCOLHA DO LOCAL
Para as fotos saírem mais espontâneas e naturais, escolha um lugar em que você se sinta confortável, que seja agradável ou que lhe traga boas lembranças. Se for ao ar livre (praia, parque, praça), de preferência, um dia não chuvoso, com belas nuvens, num horário de pouca intensidade solar (pela manhã ou do final da tarde). Pode também ser em estúdio, ou até mesmo na sua casa, onde você mesma pode montar um cenário.
QUE ROUPAS USAR
O modelito que irá utilizar nas fotos é sempre uma preocupação das gestantes. Bem, deve-se lembrar que o que deve ser mais marcante nas fotos é a barriga linda (que traz oculto um amado bebê que está ali sendo gerado), então as roupas deverão enfatizar o ventre feminino. Pode-se usar vários tipos de top, blusinhas curtinhas, biquíni, lenços, plumas, cobrindo os seios, e sempre deixando bem evidente o barrigão. Também a mulher pode tapar os seios com as mãos, de várias formas, deixando uma foto mais sensual e feminina. Para a parte de baixo, usam-se calças ou shorts que estejam confortáveis, sem apertar o corpo. As cores podem ser mais neutras, para enfatizar mais a barriga, ou também podem ser mais fortes, para dar um contraste com a pele (depende muito do tom da pele e do gosto da mulher).
Deve-se ter cuidado com lingeries ou roupas apertadas, pois se usadas no dia anterior ou mesmo no dia da foto podem deixar marcas no corpo. O ideal é que a gestante vista antes do ensaio roupas soltinhas de tecidos leves e não sintéticos.
MAQUIAGEM e CABELO
A maquiagem deve ser suave e delicada, tal qual é o momento da gestação para a mulher. É sempre bom disfarçar os defeitinhos; é natural que a gestante tenha olheiras, manchas na pele ou mesmo estrias, mas um pouco de maquiagem pode ajudar a uniformizar a pele, contribuindo para as fotografias saírem lindas.
Os cabelos devem ser arrumados da forma mais natural e sutil, mostrando liberdade e bem estar, não é necessário usar penteado ou gel, para não ficar artificial demais.
Gestante: Caroline Aragão
Estúdio Labônia (Recife)
SINTA-SE À VONTADE
Independentemente do local escolhido, das roupas utilizadas, de quem irá fotografar, é importante que a mulher esteja em um dia bom, que tenha tido uma boa noite de sono, se alimentado bem, para estar agradável e feliz. As fotografias devem sair o mais naturais possíveis, então nada de estresse ou irritações. É um dia de lazer, de alegria e de relaxamento.
Gestante: Danielly Moura
Fotógrafa: Heloá Aires (João Pessoa)
FOTOS SOZINHA
Retratar a alegria da gestação nas fotografias é dar o foco temático certeiro para um bom resultado.
A foto clássica é a mamãe olhando para a barriga, com amor e carinho, essa não pode faltar.
Gestante: Caroline Aragão
Estúdio Labônia (Recife)
A mãe pode segurar o sapatinho ou uma roupinha do bebê em cima da barriga, em pé ou deitada.
Gestante: Alânia Bento
Estúdio fotográfico: Neywa/Campina Grande-PB
Amarrar uma fita de cetim em volta da barriga é um charme, pois aparenta estar carregando um presente.
Gestante: Alânia Bento
Estúdio fotográfico: Neywa/Campina Grande-PB
Para fotos em casa, faça poses ao lado do berço ou dos brinquedinhos do bebê. O legal de ser fotografada em casa é o fato de não ter de fazer grandes preparativos, pois todas as roupas e objetos estão com acesso fácil e o clima mais íntimo favorece a naturalidade nas fotos. O único detalhe é pedir para quem vai fotografá-la avaliar se a iluminação do local pode ser trabalhada.
Gestante: Patrícia Gonçalves
Fotógrafa: Ediane Alves Farias
Fotos com lenços ficam um charme.
Algumas mamães podem querer usar fantasias, para deixar as fotos mais diferentes
Gestante: Tayane Souto
A gestante pode representar sua fé através de algo de sua religião, como uma bíblia, um terço, ou uma oração
Gestante: Alânia Bento
Estúdio fotográfico: Neywa/Campina Grande-PB
Usar um quadrinho para representar diferentes momentos da gestação fica bem interessante, ou mesmo fotografar com alguém da família ou amiga, que esteja em diferentes momentos da gestação
Nem todas as fotos precisam ser posadas, fica muito legal uma situação de brincadeira ou risada (pode-se descontrair com os familiares - marido e/ou filhos - que estiverem na sessão).
FOTOS COM OUTRAS PESSOAS
É super legal a presença do papai nas fotos, e dá uma ideia de amor, união, carinho, cumplicidade e companheirismo, é tudo de bom! Para dar mais certo, o ideal é que o papai chegue no final da sessão, para que a gestante não se desconcentre. No começo, ele pode ficar um pouco tímido, mas depois de alguns cliques, já vai se soltando. Ele pode ficar atrás de você e vocês dois colocam a mão na barriga. Ele também pode se sentar em um gramado e a mamãe deitar-se com a cabeça sobre as pernas dele.
Gestante: Caroline Aragão
Estúdio Labônia (Recife)
Uma ideia é fazer um varalzinho com as roupas do bebê, enquanto os papais seguram com carinho
Gestante: Alânia Bento
Estúdio fotográfico: Neywa/Campina Grande-PB
Um efeito bacana para fotos ao ar livre é o papai fazer um coração na mão para a sombra aparecer na barriga da mamãe. Ou os dois seguram o nome do bebê contra o sol, como na foto abaixo.
Gestante: Danielly Moura
Fotógrafa: Heloá Aires (João Pessoa)
O papai pode escrever o nome do bebê na barriga de sua amada (caso o pai não tenha uma letra tão legível, rsrs, outra pessoa pode escrever e ele apenas simular esta escrita).
Gestante: Alânia Bento
Estúdio fotográfico: Neywa/Campina Grande-PB
Usar um quadrinho para colocar o nome do bebê tem sido uma forma legal para representar na fotografia
Gestante: Danielly Moura Gestante: Luzimara
Fotógrafa: Heloá Aires (João Pessoa) D&G Fotografia
Caso você tenha outros filhos, pode juntar a galera e bolar uma pose onde todos façam o mesmo movimento, como o de olhar para a barriga. Os filhos são uma alegria e geralmente adoram participar das fotografias, o legal é criar poses bem descontraídas.
TEMPO PARA AS FOTOGRAFIAS
O tempo que vai levar para fotografar depende das poses que foram pensadas, da vontade da gestante e da saturação de fotografias. É importante não abusar do tempo, pois a gestante pode ficar cansada. Por isto é bom descansar após algumas poses, e sempre beber muita água nos intervalos, principalmente se fizer fotos embaixo do sol.
MONTAGENS INTERESSANTES
Algumas gestantes optam por fazer montagens com suas fotos, e algumas são muito criativas, como estas que postarei abaixo:
Foto mês a mês, com a mesma roupa e na mesma posição:
Brincando com o papai
Um bebê de combustível
Etapas fotografadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário