Fãs

quinta-feira, 7 de abril de 2016

H1N1: como se prevenir? Dicas ilustradas

Com o surto da gripe A, causada pelo vírus H1N1, devemos reforçar as atitudes de prevenção a esta virose que chegou antes do tempo aqui no Brasil, espalhando medo e insegurança.
A seguir, vejam algumas dicas de como evitar a propagação do vírus de forma ilustrada e dinâmica.



USAR LENÇO DE PAPEL DESCARTÁVEL 
AO TOSSIR OU ESPIRRAR
Evitar usar a mão, pois é um veículo muito fácil para transmitir vírus. Se não tiver um lenço de papel na hora, usar a dobra do cotovelo.




LAVAR SEMPRE AS MÃOS
Parece algo simples, e é, porém extremamente eficaz no controle de infecções. Higienizar sempre as mãos, principalmente após estar em locais públicos e com grande circulação de pessoas.


HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO
Manter uma alimentação saudável, rica em fibras, vegetais, frutas (de preferência cítricas) e nutrientes para fortalecer a imunidade. Beber bastante água durante o dia.




LIMPAR O NARIZ COM SORO
Ao menos 2 vez por dia, limpar as narinas com soro fisiológico



NÃO COMPARTILHAR OBJETOS DE USO PESSOAL
Copos, talheres devem ser de uso pessoal. Fora de casa, dar preferência aos descartáveis.



EVITAR AMBIENTES FECHADOS
Ambientes fechados aumentam o risco de transmissão de doenças. Procurar estar em ambientes ventilados, ao ar livre., abrindo portas e janelas para circulação de ar.


EVITAR CONTATOS SOCIAIS SE ESTIVER DOENTE
Para reduzir as possibilidades de transmissão viral, procurar ficar de repouso em casa durante o período da doença (geralmente 7 dias).



VACINAÇÃO
A vacina trivalente e a tetravalente (ou quadrivalente) estão indicadas para todas as pessoas, exceto para bebês com menos de 6 meses de idade. Prioritariamente, devem-se vacinar o grupo de risco: gestantes, idosos, crianças menores de 5 anos e pessoas com doenças crônicas. Porém, toda a população também pode ser vacinada. No SUS a prioridade é o grupo de risco, mas nas clínicas particulares serão fornecidas as vacinas para o público em geral.
Autora: Anne Karolynne Negreiros, enfermeira (COREN PE 287.937)

Veja também o vídeo do cordel do H1N1 no youtube: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário