Fãs

terça-feira, 16 de abril de 2013

Atividade para o dia do índio

Dia 19 de abril comemoramos o Dia do Índio.  

Assim, venho trazer uma sugestão de atividade que pode ser utilizada para oficinas de artes e arteterapia.

Contar uma histórian sobre o indiozinho Tupi, e falar sobre costumes, cultura, alimentação, etc.
Durante, cria-se oportunidade para cantar a música dos indiozinhos (1, 2, 3).

Depois, mostra-se fotos da cultura indígena.

Para terminar, uma sugestão de atividade:



Materiais:
Papel kraft, tinta guache vermelha ou preta, lápis cera branco, pincel.

Etapas:

1 - Cortar as silhuetas em papel kraft;
2 - Pintar com a tinat vermelha e deixar secar bem;
3 - No outro dia: pintar com lápis de cera branco nos "espaços".
4 - Eu montei um painel com os vasos que ficou muito lindo!



Pode-se usar a mesma metodologia e colorir o índio, e pôr um palito de churrasco atrás.


Para terminar tudo de forma divertida, pode-se fazer brincadeiras no final. Cada etnia indígena tem suas brincadeiras próprias. Alguns exemplos:
[indio_tn.gif]
1. No Parque do Xingu no Mato Grosso, os pequenos índios Mehinaku brincam de "onça" (a que chamam de Yanokama). Uma criança se esconde no capinzal, e seu papel é surpreender as demais crianças, pulando sobre elas como se fosse o bote de uma onça.

2. Entre os índios Tenetehara, do Maranhão e Pará, há um jogo chamado "caça ao veado". Um indiozinho faz o papel do veado e tem de fugir de outra criança que representa o caçador e de várias outras que representam os cachorros.☺☺☺

3. Entre os índios Canela, do Maranhão, as crianças formam uma fila, começando pelos mais fortes e altos. Cada criança abraça forte a da frente, passando os dois braços por baixo do colega. Uma das crianças fica fora da fila e representa um Gavião. Ele vai falando com cada um da fila dizendo que tem fome e ataca sempre a última da fila. Enquanto o Gavião tenta apanhar esse último, o grupo - sempre abraçado - tenta cercar o Gavião.
☺☺☺
4. As crianças Kamayurá, do Parque do Xingu...
☺☺☺
5. Há brincadeiras que são representações do papel do adulto dentro da sociedade indígena. Entre os Mehinaku, as crianças fingem estar doentes e imitam procedimentos de cura dos pajés adultos. Há também a imitação do casamento, onde os meninos fingem que saem para caçar, trazem folhas representando a caça e as entregam às meninas, que fingem preparar o alimento.
☺☺☺
6. Um brinquedo bastante comum entre etnias de todo o Brasil é a chamada "cama-de-gato", onde as crianças entrelaçam um barbante nos dedos das mãos formando figuras.  (fonte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário